33.1 C
Timbó
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Flavio Betti Cruz: 50 anos dedicados à política

Data:

Flavio Betti Cruz: 50 anos dedicados à política
Flávio Betti Cruz, 68 anos, nasceu no Rio Grande do Sul, mas já é catarinense de coração, pois …

Cleiton Baumann

Flávio Betti Cruz, 68 anos, nasceu no Rio Grande do Sul, mas já é catarinense de coração, pois está há quase 50 anos morando em Rodeio, terra pela qual tem um enorme carinho. Tanto que já foi prefeito da cidade e, atualmente, sua esposa, Mirtes Teresinha Rigo da Cruz, é a prefeita em exercício. Ela também tem a veia política do marido, tanto que já foi vereadora e presidente da Câmara de Vereadores.
Com várias passagens pela política, Flávio diz que não pretende mais disputar cargos eletivos. Acredita que já deu sua contribuição, pois, está envolvido com as comunidades, através de um ou outro cargo, há 50 anos.
 

Jornal do Médio Vale – O senhor, de alguma forma, sempre esteve envolvido com política. Qual tem sido a sua atuação?
Flávio Betti Cruz – Já fui assessor parlamentar da Assembleia Legislativa SC (1997/98) lotado no gabinete do deputado Wilson Wandall; diretor da Secretaria de Estado da Saúde (setor Medicamentos período 1999/2000); coordenador estadual da Secretaria de Estado da Saúde (2000 a 2003); assessor parlamentar da Câmara dos Deputados Federais lotado no gabinete do deputado Paulo Bauer (período 2004 a 2005); secretário de Obras da Prefeitura de Rodeio (2005 e 2006) e atualmente ocupo a gerência Regional de Saúde da 35ª Secretaria de Desenvolvimento Regional.

JMV – O senhor já foi prefeito de Rodeio (1993-1996), o que destaca de mais importante em sua gestão?
Cruz -Além do destaque na área da saúde e educação, a administração deu ênfase aos calçamentos de ruas, levando melhoria não só para o centro da cidade, mais para os bairros também. Uma obra de destaque foi o calçamento da via que liga Rodeio à Ascurra, pelo bairro Nova Brasília, inclusive, com a construção da ponte de concreto sobre o rio São Pedro Velho, ligando o Centro à Nova Brasília. A ponte de concreto sobre o Rio Benedito Novo, ligando  os bairros Kaspereit e dos Lagos também foi outra obra de grande valor para a comunidade. Na minha gestão também foi construído o Pavilhão de Esportes  São João Batista, no bairro Rodeio 32, por meio de parceria com o Governo do Estado, Igreja Católica e Associação de Bairros. Obras de ampliação e reforma da Vila Italiana. Atendimento médico nos bairros e aquisição de ambulância para transporte de pacientes; além da reforma e adequação das escolas municipais e a aquisição de dois ônibus para transporte escolar.  Renovação da frota da Secretaria municipal de Obras com a compra de caminhões caçamba e outros equipamentos; aquisição de caminhão compactador de lixo e aquisição de equipamentos para a patrulha mecanizada agrícola. Entre tantas outras ações, também valorizamos o esporte e os grupos de melhor idade.

JMV – Pretende disputar mais algum cargo político?
Cruz -Não. Espero que nesses 50 anos de atividades políticas tenha contribuído, com transparência e dedicação, para a melhoria das condições de vida da população.

JMV – Qual sua opinião sobre a política no Brasil?

Cruz – Quero comparar o Brasil com um grande Transatlântico que traçou, há vários anos, a sua rota para o desenvolvimento, buscando sua posição de líder no contexto mundial. Qualquer mudança de rumo não pode ser feita em curto prazo, por isso não importa a sigla partidária que está no poder, pois metas foram traçadas de médio e longo prazo.

JMV – E sobre a política em Santa Catarina?
Cruz – Na minha experiência em administrações anteriores vejo como fator positivo a descentralização, desenvolvida neste governo. Esta nova forma de administrar trouxe o Governo do Estado mais próximo dos municípios, das comunidades e dos cidadãos. As prioridades dos municípios são decididas por meio dos Conselhos de Desenvolvimento Regional-CDRs, compostos por prefeitos, presidente de Câmara de cada cidade, base da secretaria regional, além de mais dois integrantes da sociedade civil de cada município.

JMV – O que o senhor acha das campanhas para que a região tenha mais candidatos eleitos para deputados estadual e federal? O senhor acredita que, com mais representatividade, possa vir mais recursos para a região?
Cruz – Sempre foi um sonho das nossas comunidades terem em cada mandato, um representante regional tanto na esfera estadual quanto na federal. Temos uma população de mais de 100 mil habitantes  nos sete municípios que compõem a regional de Timbó. Se fosse possível os partidos políticos se unirem para uma candidatura regional, teríamos condições de eleição para os cargos do legislativo estadual e até para a Câmara Federal. Toda região com representação política é beneficiada, pois, as reivindicações têm o defensor bem próximo do governo.

- Publicidade -

JMV – Como gerente regional de Saúde, quais as ações que tem implantado em benefício da população?
Cruz – Represento um Governo  que é composto por uma equipe. Conquistamos vários benefícios para os municípios da região. Dentro da área da saúde os valores ultrapassaram a ordem de R$ 7,9 milhões por meio de convênios e liberados diretamente aos municípios. Uma das grandes metas em fase de finalização é a instalação da UTI no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial.  Recursos foram investidos também no Hospital São Benedito, em Benedito Novo, e gostaríamos de vê-lo concluído dentro desse mandato. Outra obra de grande importância será a reativação do Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros, dando  um caráter de atendimento regionalizado na área da psiquiatria.

JMV – O que falta em Rodeio ou que poderia ser melhorado?
Cruz – A atual administração vem desenvolvendo um bom trabalho em prol da comunidade. Sempre tem algo a ser feito, mas nem todos administradores públicos conseguem dentro de  um mandato. Por isso, cada administração, dentro de seus recursos bem aplicados, sempre traz desenvolvimento, progresso e qualidade de vida para a população.

JMV – Pratica algum hobby para aliviar o estresse?
Cruz -  Sim. Cavalgada e participo dos Centros de Tradições Gaúchas- CTGs. Também gosto muito de viajar.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui