20 C
Timbó
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Final de ano chegando e pergunto: como você se sente?

Data:

Psicologia
Final de ano chegando e pergunto: como você se sente?

Clarice Graupe Daronco / JMV

“Existe normalmente a sensação de que você está cansado, no limite, destruído. Mas podemos analisar por um outro ponto de vista. O cansaço talvez venha, porque justamente foi um ano de muitos projetos, realizações e desafios. E muitas vezes a virada de um dia para o outro já é capaz de lhe encher novamente de energia e renovar a esperança. Afinal de contas, sempre teremos outros planos, novas metas, objetivos próximos para o próximo ano, mesmo tendo realizado muitos planos nesse se passado. Mas é assim mesmo …. Já dizia o ditado, livro intacto significa que ele não foi usado / lido “. As colocações são da psicóloga com especialização em Teoria Cognitivo Comportamental, que atende no Censit, Joice Daniela Tambosi.

Em entrevista a profissional destaca que “listas, planos para o futuro, check list pessoal do que já passado, por mais que sejam comuns para a maioria das pessoas no final do ano, há quem sinta uma certa melancolia nesse período. É mais normal que possamos imaginar, pois as pessoas tendem a se questionar: dos planos que eu fiz, quantos eu consegui realizar? Quantas metas eu consegui atingir? Existe uma autocobrança para avaliar os progressos nas variadas áreas da nossa vida.

- Publicidade -

Segundo Joice “também é comum que sentimentos nostálgicos surjam de maneira mais pesada e triste, às vezes por estar passando um primeiro Natal sem um parente querido que partiu, ou um plano que lhe frustrou, um trauma sobre essa época do ano. E não significa que esses sintomas devam ser ignorados, pois todos os problemas desde os mais leves e relativamente breves quanto a longo prazo, podem contribuir para sintomas de ansiedade e depressão”.

A especialista observa que “se você já começou a se sentir assim, vale a pena fazer uma pausa para pensar forma racional no que acontece e fazer um esforço para amenizar a parte dos sintomas e dos pensamentos negativos. Caso você não consiga fazer essa reflexão sozinho, procure ajuda profissional de um psicólogo “.

Confira algumas dicas para você enfrentar essa época do ano de uma forma mais leve:

* Seja generoso consigo mesmo: Que tal reforça sentimentos positivos e olhar para o que vem pela frente?

* Não fique preso ao passado: celebre cada conquista e valorize o que está indo bem ao seu redor.

* Aceite seu estado de espírito: para algumas pessoas, esta fase funciona como um período de mais reflexão e menos festas. E está tudo bem, não há nada de errado nisso.

* Encare fr atribuições como novas motivações: lições de pneus dos planos que não deram certo e use para traçar novos objetivos.

“E para finalizar, coloque como sua meta principal para o próximo ano: cuide mais de você! Procure ajuda psicológica sempre que houver necessidade, nós merecemos viver de maneira leve, harmoniosa e em paz, com a mesmo e com o mundo “.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui