22 C
Timbó
terça-feira, 22 de outubro de 2024

Valorizando a história dos imigrantes

Data:

Valorizando a história dos imigrantes

Clarice Graupe Daronco

Foto: Amanda Bittencourt

“Com muita alegria entregamos a revitalização da primeira Escola de Timbó, que fica localizada na rua Pomeranos, no bairro Pomeranos! Esse espaço, a partir de agora, se torna nossa Escola de Artes Manuais do município, que vai ser administrada pela Fundação de Cultura e Turismo. Queremos agradecer ao Ministério da Justiça e Ministério do Turismo que acataram nosso pedido e desejo de tornar essa reforma uma realidade, valorizando assim nossa cultura e a história de nossos antepassados”. Com essas palavras o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, comemora a entrega oficial das obras de restauração da antiga Escola Urbana de Timbó.

A solenidade de entrega aconteceu na tarde de ontem, dia 30 de junho e foi organizada pela Prefeitura de Timbó e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contou com a participação de autoridades convidadas, imprensa e comunidade em geral.

- Publicidade -

Na oportunidade o prefeito lembrou um pouco da história da Escola, com destaque para a data de 2000 quando a mesma foi adquirida pela Prefeitura de Timbó e o ano de 2010 quando teve início a busca de parcerias e recursos para a sua restauração. “Também anuncio aqui, que em conversa com pessoas em particular e com alguns vereadores o Executivo encaminhará projeto ao Legislativo para que a edificação seja denominada de Escola Elisabeth Germer, como homenagem à história de vida e de voluntariado da nossa querida Beth, ‘in memória'”.

A antiga Escola Urbana é uma das casas enxaimel mais antigas de Timbó que agora foi restaurada e abrigará oficinas de Artes Manuais, além da visitação turística. A reforma, que contou com a parceria entre os governos municipal e federal, a um custo de R$ 1,1 milhão, financiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), teve por objetivo preservar os valores atribuídos ao imóvel no processo de tombamento.

De acordo com o projeto foi realizada a restauração de toda a edificação (incluindo cobertura, paredes, esquadrias) com adaptações para acessibilidade. Também foi construído anexo com sanitários e feito agenciamento das áreas externas, além de aquisição de mobiliário para as atividades da Escola de Artes Manuais.

A antiga Escola Urbana de Timbó foi a primeira escola colonial da região de Timbó, Benedito Novo e Rio dos Cedros. A Escola Urbana e a Casa do Professor formam um conjunto construído no início do século XX, mais precisamente no ano de 1.903, na época da chegada de Fritz Neuehaus, primeiro professor da localidade e ocupam, originalmente o mesmo lote. A Escola Urbana pertence à Prefeitura de Timbó e a Casa do Professor foi adquirida e restaurando para ser uma residência particular. A edificação destaca-se por suas grandes dimensões, resultante da sua função primeira – abrigar a escola local. Sua tipologia é característica das demais unidades enxaimel da região, chamando atenção na elevação frontal a porta de acesso à sala de aula de proporções anormais. Esta antiga escola compõe um importante conjunto com a Casa do Professor. O conjunto representa ainda a importância da educação na vida do imigrante, pois a educação dos filhos foi sempre um dos objetivos maiores dos antigos pioneiros. Construíam frequentemente em comunidade as escolas e as casas dos professores, formando conjuntos que existiam por todas as colônias de imigrantes. Além da utilidade pública, a Antiga Escola Urbana se destaca por sua arquitetura diferenciada. Ela é construída em técnica enxaimel, com vãos de grandes proporções e é acessada por duas portas de frente para a rua.

Importante observar que a Escola Urbana, foi tombada pelo Iphan e integra o projeto Roteiros Nacionais da Imigração. Agora, após esta parceria entre os poderes públicos municipal e federal, a Escola será utilizada com fins educacionais, aberto à população e abrigará diversas oficinas de Artes Manuais, os cursos disponíveis serão em breve divulgados.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui