19.3 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Bairro dos Estados é enquadrado como infestado pelo Aedes aegypti

Data:

Bairro dos Estados é enquadrado como infestado pelo Aedes aegypti

Clarice Graupe Daronco

Nesta semana, a Prefeitura de Blumenau confirmou uma nova morte por dengue na cidade. Agora, são sete óbitos pela doença. A sétima vítima foi um homem de 71 anos que faleceu no dia 22 de maio. A confirmação veio após investigação feita pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do município. Com essa morte aumenta para 78 o total de mortes por dengue no estado de Santa Catarina, lembrando que no dia 1º de julho, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) tinha divulgado um boletim, confirmando que o número de mortes por dengue no estado chegou em 77. Já os casos confirmados alcançaram 70.118 pessoas com a doença. No mesmo período de 2021, 18 894 pessoas foram infectadas pelo mosquito no estado.

Preocupados com essa situação, a redação do JMV entrou em contato com a Vigilância Sanitária de Timbó (Visa) para saber sobre a situação da dengue no município. De acordo com as informações entre as datas de 1º de janeiro de 2022 e 6 de julho de 2022 foram encontrados 98 focos do mosquito Aedes Aegypti, assim divididos nos bairros: Estados – 28%; Capitais -18%; Centro – 13%; Fritz Lorenz e Imigrantes – 10%; Nações – 7%; Araponguinhas e Quintino – 4%; Pomeranos e Tiroleses – 2% e Vila Germer – 1%; Dona Clara, Mulde, São Roque e Padre Martinho Stein não tem foco registrado.

- Publicidade -

Os profissionais da Visa destacam que “considerando que o município de Timbó tem registrado um elevado aumento do número de focos no bairro dos Estados, informamos que o bairro passará a ser enquadrado como infestado pelo Aedes aegypti, conforme a Gerência Regional de Saúde de Blumenau, onde se conclui que foram atingidos os critérios técnicos de disseminação do vetor nesta localidade”.

 A Vigilância Sanitária, através dos Agentes de Combate de Endemias, solicita aos moradores do bairro dos Estados para que fiquem mais atentos, pois o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia, como: garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos, entre outros. “Estes recipientes são normalmente encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo em lixões. É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros já existentes ou de possíveis locais para reprodução do mosquito”.

A Visa informa ainda que os Agentes de Combate de Endemias estão visitando casa por casa no bairro dos Estados conforme determina o Programa da Dengue em Santa Catarina. Vale destacar que diante do atual cenário, a ausência de participação efetiva de cada morador contribui para uma maior disseminação do mosquito Aedes aegypti, bem como o aumento do risco de surtos e epidemias.

A direção da Visa ressalta que “buscando zelar pelo cumprimento das disposições normativas com relação ao controle do Aedes aegypti, em específico a Lei Estadual nº 18024 de 26/10/2020, que estabelece normas para evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores: febre amarela (Aedes albopictus) e dengue (Aedes aegypti) no estado de Santa Catarina solicitamos que toda sociedade se mobilize para adotar todas as medidas preventivas necessárias nos imóveis de sua responsabilidade”.

A Vigilância Epidemiológica informa ainda que foram realizadas 115 coletas de sorologia para dengue, das quais 84 deram negativo e 21 foram confirmadas. Dos 21 casos confirmados, cinco são autóctones, 16 são importados e 10 ainda continuam em investigação.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui