19.1 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Indaialense conquista primeiro lugar no Festival Nacional da Cuca

Data:

Indaialense conquista primeiro lugar no Festival Nacional da Cuca

Foto: ARQUIVO PESSOAL

Uma indaialense fez história no encerramento da 9ª edição do Festival Nacional da Cuca, no pavilhão da Fenarreco em Brusque. O evento foi promovido pela Prefeitura de Brusque e o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr).

Depois de dois anos sem o evento, devido à pandemia, 2022 marcou a volta do tradicional Festival da Cuca, repleto de músicas, chope, dança, café colonial, suvenires e cuca de diversos sabores de nove padarias de Brusque. De acordo com a organização a edição do Festival contou com 15 concorrentes, sendo que o prêmio do terceiro colocado foi para Joinville, Jean Carlos do Prado; o segundo prêmio foi para Brusque, Graciano Kreus e a grande vencedora desta edição foi Luciana Cristina Custodio, de Indaial.

- Publicidade -

Em entrevista à redação do JMV, a indaialense Luciana Cristina Custodio comemora o resultado e conta um pouco de como foi o evento e também do seu amor pela arte da gastronomia. “O Festival Nacional da Cuca acontece em Brusque, é a nona edição e a quarta que participo. Qualquer pessoa pode se inscrever de todas as regiões do país. O concurso acontece em dois dias, no sábado e domingo, o participante leva todos os ingredientes e utensílios usados na receita, a cuca deve ser feita e apresentada em duas horas, têm 11 jurados que acompanham desde o início da receita até a degustação, é julgado a apresentação do participante, limpeza, massa, recheio e cobertura, tudo contará ponto”.

Luciana relata que no primeiro dia são selecionadas as 15 melhores cucas, zeram-se as notas, e no segundo dia tem que ser feito, novamente, o mesmo processo. “Aí que entra a sorte também, para se fazer novamente a cuca perfeita! É um concurso muito emocionante, eu desde o primeiro gosto de curtir todos os momentos, e tenho comigo que todos nós participantes partilhamos da mesma paixão. Ganhar é uma experiência única e inexplicável!”

Sobre a cuca vencedora a indaialense observa que trata-se da cuca Delícia do Nordeste. “Foi inspirada em uma viagem que fiz ao nordeste e pude degustar várias delícias com cupuaçu! Então resolvi criar uma cuca especial para o concurso e também para meu curso de cucas. Ano passado fiquei em segundo lugar com a cuca Limonada, como não trabalho mais com encomendas, naturalmente a pedidos veio a ideia do curso!”

Luciana relata que “faço o curso presencial aqui no meu espaço em Indaial, também criamos o curso on-line, eu e minha filha cuidamos desse projeto, está dando muito certo! Queremos resgatar as memórias afetivas através da cuca, eu ensino de maneira prática e fácil, passo todos os segredinhos que adquiri na prática, para cuca ficar maravilhosa! Em dois meses já temos 700 alunos on-line e presencial!”

Ainda sobre o Festival Nacional da Cuca Luciana afirma que “foi muito emocionante ganhar o primeiro lugar e colocar minha cidade Indaial como destaque, espero com isso resgatar a cultura de passar receitas em família, trazer memórias afetivas!”.

Luciana ainda conta que “meus pais sempre trabalharam em restaurantes e clubes, nasci e fui criada nesse meio, sempre tive curiosidade e interesse pelo lado doce da gastronomia. Nos aniversários em família eu levava as sobremesas e eram muito elogiadas, alguns anos atrás naturalmente entrei no mundo dos bolos profissionalmente, faz dois anos que parei de fazer por encomendas, e a pedidos nas redes sociais, principalmente, desenvolvi o curso de cucas da Lu!”.

ARQUIVO PESSOAL/

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui