Caminhada de Frei Bruno: fé e devoção
…
Clarice Graupe Daronco

Integrando as comemorações jubilares da comunidade franciscana em Rodeio, aconteceu na manhã do dia 3 de setembro a “Caminhada de Frei Bruno”. Segundo informações do frei franciscano, Gabriel Dellandrea, mesmo a chuva que insistiu em cair durante a manhã do dia 3 de setembro, não interrompeu a realização de um importante momento de fé e devoção, acompanhado por centenas de pessoas. “Saindo da frente do Salão Cristo Rei, da Paróquia São Francisco de Assis, até a comunidade do bairro Diamante, uma distância de nove quilômetros. Além da participação ativa dos devotos de Frei Bruno na caminhada, o próprio guarda- -chuva que o servo de Deus usou em suas peregrinações acompanhou o povo pelos morros de Rodeio.
Nas paradas, pequenos momentos meditativos da caminhada, os presentes foram levados a refletir sobre a graça da perseverança, o relevo do município ajudou na reflexão, os morros e as subidas íngremes da jornada lembraram as dificuldades que cada um enfrenta na sua história pessoal. Nesse sentido, o testemunho dos confrades e das religiosas catequistas franciscanas é sinal de perseverança na caminhada.
A caminhada seguiu, morro abaixo, até a chegada na comunidade do Diamante, lá, diante do oratório de Frei Bruno Linden, rendeu-se graças a Deus pela vocação dos jubilandos e pela vida e exemplo de Frei Bruno, missionário marcado por estar sempre com seu guarda-chuva, andando pelas comunidades”.
Na oportunidade o frei Gabriel Dellandrea conduziu a reflexão de que os guarda-chuvas eram um sinal visível de amparo, do cuidado de Deus com cada um. “Nos dias mais claros, protege do sol, e nos dias de chuva, impede que se fique encharcado. No cotidiano, dentro de cada um, também acontecem dias assim, nesses dias é preciso lembrar da presença de Deus que é amparo. E com um gesto muito simbólico, todos colocaram, um a um, o seu guarda-chuva sobre o de Frei Bruno, pedindo a sua intercessão para seguir a caminhada da vida sob a proteção divina”.
Dellandrea observa que os participantes receberam medalhas e foram feitas orações durante o trajeto. “Após os participantes compartilharam de um delicioso café comunitário e o caminho de volta, até a paróquia no centro da cidade, pode ser realizado de ônibus”.
Missa dos jubilares
O frei lembra que a programação para festejar os jubilares teve início no dia 30 de agosto e encerrou no dia 4 de setembro, com a missa dos jubilares. “A missa teve por objetivo celebrar o dom da perseverança. Foram anos de vida dedicados à evangelização e a missão e o testemunho desses irmãos e irmãs é de alegria plena no seguimento de Cristo. A celebração eucarística, em ação de graças à vida desses religiosos, aconteceu na comunidade São Virgílio, e reuniu os frades de toda a região, as irmãs catequistas franciscanas e o povo de Deus. Ao todo 10 religiosos completaram o seu jubileu no ano de 2022”.
No ato foram homenageados os com 70 anos de vida religiosa: Irmã Lídia Mondini, Irmã Cecília Venturi, Irmã Olga Ferreira, Irmã Clementina Fusinato e Irmã Martha Fiamoncini; com 65 anos de vida religiosa: Frei José Bertoldi; com 60 anos de vida religiosa: Irmã Armide Tomelin e Irmã Lúcia Tambosi; com 50 anos de vida religiosa: Frei Claudino Dal’Mago e 25 anos de vida religiosa: Frei João Miguel Silva da Cruz.
Dellandrea relata que “ao final da celebração, depois das homenagens, os religiosos foram conduzidos diante da imagem da Virgem Maria, modelo de Igreja e vida consagrada, e pediram a sua intercessão para que eles vivam sempre no ardor do Espírito que os levou por esse caminho. Terminada a celebração, todo o povo de Deus cumprimentou e parabenizou os religiosos e participaram de uma confraternização com comidas caseiras preparadas pela própria comunidade para celebrar esse momento”.
A programação das atividades em Rodeio, dos Jubileus Franciscanos, teve início no dia 30 de agosto, com a Missa de envio dos missionários na Igreja Matriz, no Centro; nos dia 31 de agosto; 1º e 2 de setembro, foram realizadas visitas aos doentes e idosos nas comunidades de: Kaspereit, bairro dos Lagos, Divisa, Rodeio 12, Rodeio 32, Rio Belo; Rodeio 50, Gávea, Pico, Ipiranga, Centro, Glória, Nova Brasília, São Pedrinho, Diamante e Rio Morto. Ainda no dia 2 de setembro, foi realizada a celebração vocacional e encontro com os catequizandos.