PÁSCOA
“Páscoa é partilha, é se doar e espalhar o bem!”
Clarice Graupe Daronco [email protected]
.jpg)
Motivados pela frase: “Páscoa é partilha, é se doar e espalhar o bem!”, a coordenação do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Luar Encantado realizou uma ação inusitada e de grande significado.
Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV) a coordenadora do NEI Luar Encantado, Bruna Nicole Butzke relata que “fizemos uma visita no Ancionato Elze Benz, para trazer a tona os verdadeiros sentidos e significados da Páscoa”.
De acordo com Bruna “no dia 3 de abril, as turmas de “Crianças Bem Pequenas” juntamente com as professoras do NEI Luar Encantado fizeram uma visita muito especial ao Lar do Idoso de Timbó Elze Benz”.
Segundo a profissional “na semana que antecede a Páscoa existe um cuidado especial com essa data tão importante, assim os professores tiveram como objetivo da visita realizar uma ação pedagógica e de grande importância que visa resgatar alguns sentidos e valores, como, a “empatia, amor, cuidado, partilha” e outros sentimentos que a data nos faz reviver”.
Como justificativa da ação, Bruna destaca “enfatizando a partilha, as crianças de cada sala colocaram a “mão na massa” para produzirem centenas de docinhos, com o objetivo de partilhar a produção dos doces com os idosos”.
A profissional descreve que a ação resultou em um momento muito especial, em razão de poder oportunizar a troca de afeto e carinho entre duas categorias geracionais, as crianças e os idosos. “Foi perceptível a alegria contagiante levada pelas crianças. Durante a visita aconteceu a contação de história do livro “Vó, para de fotografar” do autor Ilan Brenman e também a apresentação de algumas canções infantis. Por fim, entregamos os doces e muitos abraços aos “vovôs e vovós” que apelidamos carinhosamente”.
A coordenadora destaca ainda que “a Páscoa é um momento de reflexão e renovação espiritual, em que se busca o perdão e a reconciliação com Deus e com os outros. Para muitas culturas e tradições, a Páscoa também está associada à renovação da natureza e ao início da Primavera. É um momento de celebrar a vida, a fertilidade e a abundância. Por fim, a Páscoa também é uma ocasião de confraternização e união familiar, em que as pessoas se reúnem para compartilhar refeições e presentes, simbolizando a gratidão e a generosidade, justificando assim essa importância e significativa ação do NEI junto ao Ancionato”.
Imagens
Foto: FOTOS/NEI LUAR ENCANTADO