Estado e município promovem ações contra a corrupção
lorianópolis será sede de Simpósio e Timbó mobiliza jovens e comunidade em geral, no Parque Cent …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]
TIMBÓ – Do Congresso Nacional às pequenas prefeituras do interior, os crimes contra o patrimônio público são tão antigos quanto o próprio país. Escândalos de corrupção garantem um fluxo constante de manchetes na imprensa.
Os esquemas fraudulentos e desvios de dinheiro público cascateiam do nível federal até os pequenos municípios, mas é nestes que seus estragos são mais claramente percebidos. Afinal, é no âmbito local que as pessoas sentem diariamente a precariedade da infraestrutura e dos serviços de Educação e Saúde.
Nos últimos anos, a sociedade começa a acordar para esse problema e busca através de mobilizações chamar a atenção das autoridades políticas e jurídicas. Nos dias 18 a 21 de abril, diversos grupos sociais e entidades estarão mobilizadas, novamente para lutar pelo fim da corrupção com a ação denominada “O Dia do Basta”.
Para integrar essa ação a Fundação Escola de Governo (Ena) promove, a partir das 13 horas, do dia 18 de abril, quinta-feira, o Simpósio de Combate à Corrupção. O evento é aberto aos interessados e vai acontecer no auditório do Corporate Park, na SC-401, em Florianópolis.
Para discutir o assunto, a Ena traz Jean-Pierre Guis, vice-prefeito da 12ª Arrd. de Paris, na França e presidente da Anticor (www.anticor.org), organização francesa de combate à corrupção. Jean-Pierre vai falar sobre a experiência francesa no combate à corrupção.
Para falar sobre a realidade brasileira, estarão na mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Salomão Ribas Júnior e os representantes do Ministério Público Davi do Espírito Santo e Affonso Ghizzo Neto. Otávio Moreira de Castro Neves também está entre os debatedores, representando a Controladoria Geral da União.
O evento é gratuito e para se inscrever basta enviar e-mail para [email protected]. É preciso informar nome, CPF, órgão/ente de origem, email e telefone de contato. Os participantes que desejarem encaminhar previamente perguntas aos debatedores poderão fazê-lo por meio de [email protected].
Interact promove
mobilização
Em Timbó, uma mobilização coordenada pelos integrantes do Interact Club acontecerá no dia 20 de abril, sábado, a partir das 10 horas, no Parque Central. A mobilização, que integra a ação que acontecerá em diversas cidades brasileiras, como o Dia do Basta, também é intitulado como Marcha contra a Corrupção, no site que divulga o evento e nas redes sociais, onde já é possível perceber a mobilização dos brasileiros.
Segundo os dados postados nas redes sociais, a organização da Marcha se caracteriza como “um movimento social, de iniciativa popular, de caráter pacífico e apartidário, formado por diversos estados e várias cidades brasileiras. Através da formação de uma proposta coletiva horizontal, com a participação de todos e comprometidos com a cidadania, o resgate da ética e da moralidade nas instituições públicas (Legislativo, Executivo e Judiciário, nas esferas nacionais, estaduais e municipais), a organização tem o objetivo de estimular e mobilizar a sociedade brasileira para: a troca de ideias, articulações, ações e manifestações (pacíficas e apartidárias) na internet, ruas e praças das cidades.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidos com os integrantes do Interact Club através do telefone (47) 9616-5924, com Greicy.




