RIO DOS CEDROS
Festa Trentina celebra as tradições
Clarice Graupe Daronco [email protected]
.jpg)
“Vamos juntos celebrar a tradição italiana na Festa Trentina em Rio dos Cedros. Até o dia 10 de setembro, todo mundo vai se divertir nesta festa para toda a família! Gastronomia típica, apresentações culturais, música, shows nacionais e muita diversão”. Este é o convite que a organização da 31ª Festa Trentina faz para toda a comunidade local e regional prestigiar o evento que tem em seu objetivo principal o resgate da cultura e divulgação das tradições trentinas dos imigrantes que desbravaram Rio dos Cedros.
A abertura oficial da 31ª Festa Trentina aconteceu na noite do dia 6 de setembro e teve na organização o Circolo Trentino e Administração Municipal, através do prefeito Jorge Luiz Stolf, que foi o anfitrião da noite, frisando que “Este é um momento importante de celebração cultural de nossa colonização”.
A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Rio dos Cedros, Rafael Nones, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador, Cassio Luiz Berri, do presidente do Circolo Trentino de Rio dos Cedros, Jaime Luiz Visentainer, do coordenador dos Círculos Trentinos de Santa Catarina e Paraná, Andrey Tafner Fraga, do consultor para a Província Autônoma de Trento – Itália, Oscar Lenzi, da correspondente Consular Honorária da Itália, Norma Maria Da Rui, além de vereadores locais, secretários e diretores municipais, da rainha e princesas da 30ª Festa Trentina 2018: Ana Paula Tamanini, Kauana Busarello e Ana Paula Oliveira.
Marcaram presença também prefeitos dos municípios vizinhos, representantes da Associação de Municípios do Vale Europeu entre outras autoridades regionais e estaduais convidadas.
No protocolo foi relatado que Rio dos Cedros recebeu os primeiros imigrantes em 1875, oriundos de Trento, sul do Tirol, região pertencente ao império austro-húngaro e incorporada à Itália em 1918, como província autônoma. Mesmo com a chegada de outras etnias, a cultura trentina predomina e se manifesta de diversas formas no dia a dia do nosso povo. A Festa Trentina é uma festa cultural, iniciada em 1989 e tem como objetivo principal manter a cultura, as tradições e os costumes do povo trentino. A Festa se concretizou através de uma parceria entre Circolo Trentino e a administração municipal. A cultura trentina é expressada por meio de apresentações de danças e cantos folclóricos, desfile alegórico, música típica, culinária tradicional oferecida aos visitantes proporcionando-lhes momentos de encanto e alegria. Assim, destaca-se que Rio dos Cedros é o Coração Trentino no Brasil.
Durante a solenidade os cantores: Cristian dos Santos Giese, Caroline Viviane Formigari e Marlon Richard dos Santos apresentaram o Hino Nacional, na sequência foi executado pelos grupos Allora Brasil e Colibri de Rio dos Cedros, regido pela professora, Marialva Longo, o Hino de Rio dos Cedros com a letra de padre Fernando Steffens, e a música de padre Raul Kestring.
O prefeito Stolf destaca que “a Festa tem como meta resgatar, recordar e dissiminar as tradições trentinas a todos que prestigiam nossa Festa. Estimular e conscientizar a comunidade quanto à importância do resgate e difusão da sua verdadeira história e cultura”.
Ainda durante a abertura teve o Hino da Criança Trentina, com letra e música de: Marialva Longo e Selma Bagattoli Longo, sendo executado pelo Grupo Colibri, regido pela professora Marialva Longo. Já na sequência foi apresentado o Inno Al Trentino, executado pelo Quarteto Clássico de Rio dos Cedros, com letra de Ernesta Bittanti Battisti e música de Guglielmo Bussoli, aqui executado pelo Quarteto Clássico e regido por Marialva Longo.

Após a apresentação dos hinos deixaram suas mensagens de agradecimento e o convite para participar da programação da 31ª Festa Tretina, o presidente do Circolo Trentino, Jaime Luiz Visentainer, a secretária de Esportes, Cultura, Turismo e Eventos Giovana Lenzi, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Cassio Berri, o consultor para a Província Autônoma de Trento – Itália, Oscar Lenzi, a correspondente Consular Honorária da Itália, Norma Maria Da Rui, o coordenador dos Círculos Trentinos de Santa Catarina e Paraná, Andrey Tafner Fraga e o prefeito Jorge Luiz Stolf.
A solenidade contou também com a apresentação de um musical que contou a história da imigração italiana, revivendo momentos emblemáticos desse passado que nos conecta, com as músicas: Nella Fantasia, Il Sole D’itália, Con Te Partirò e Esperança, executadas pelos grupos de Rio dos Cedros com participação especial do tenor Henrique José Carlini, Luana dos Santos Giese e o violinista Fabiano Marques. A apresentação, que unirá o passado e o presente em uma experiência única, denominada de:”Rumo ao Brasil: Uma Jornada de Sonhos e Desafios!”
Para fechar o prefeito realizou o brinde oficial dando por aberta a Festa e aconteceu a execução do Hino da Festa.
Após a solenidade teve início a programação oficial da Festa com destaque para o show com Bruno Scandalli de São José dos Pinhais, do Paraná. A programação do primeiro dia encerrou com o baile animado pelo Musical Pérola Negra de Maravilha. Já ontem, dia 7 de setembro, a programação iniciou com o Desfile Cívico alusivo ao Dia da Independência, seguido por apresentações das escolas de Rio dos Cedros, além de shows: Trupe do Bartholo de Penha, Grupo de Dança Natan Vasselai de Rio dos Cedros, da Família Dalponte de Blumenau e da Banda Visão Retro de Rio dos Cedros. Para fechar a programação do segundo dia, teve o baile com o Musical San Francisco de Cunha Porã.
Programação
A programação da Festa Trentina segue hoje, dia 8 de setembro, às 10h, com a abertura da Praça de Alimentação, oportunidade em que será realizado o Encontro Regional da Melhor Idade. Na sequência terá apresentação do grupo Folclórico Alegria, de Porto Belo, seguido pelo Grupo de Canto Fratelli del Circolo de Blumenau, do Grupo de Dança Lustige Senioren Volkstanz Club de Pomerode.
No período da tarde, terá tarde dançante animada pelo Grupo Multishow de Timbó, seguido pelo show do Grupo Itália Nostra de Blumenau e do Grupo Cuore Trentino de Rio dos Cedros. Já às 20h terá o show da banda Pedra No Rim, de Jaraguá do Sul. Todas essas apresentações serão no Pavilhão A.
No pavilhão B, às 21h terá show com a Banda Sonido Club de Florianópolis, e às 23h o show com o DJ Bob Maicon, de Joinville. A noite se encerra com o show nacional com a Banda Malta, de São Paulo, previsto para começar à 1h30min.
No dia 9 de setembro, a programação inicia às 10h com a abertura da Praça de Alimentação e o desfile de carros antigos, às 12h apresentação do violinista Fabiano Marques. Já às 13h30min acontece o tradicional passeio ciclístico Verde e Amarelo. O Grupo Encanto Trentino de Timbó e Rio dos Cedros se apresentará às 15h30min, seguido pelo Grupo Folclórico Alpino Germânico de Pomerode. Para quem gosta da tradição gaúcha, às 16h30min terá a apresentação do grupo Alvorada Campeira de Rio dos Cedros, às 17h apresentação do Grupo Folclórico Alpen Bach de Pomerode, em seguida apresentação da Patinação Artística da Casa da Cultura de Ascurra. Já às 18h terá o show italiano com Valmir Bertotti de Nova Trento, às 19h30min tem a grande novidade que é a apresentação do Coral da Associação Polonesa de Jaraguá do Sul, e apresentação de Dança Polonesa com o Grupo Chlopi de Indaial. Após terá a apresentação de dança com o Grupo Tutti Buona Gente de Guabiruba e com o Espetáculo Vid’Ativa de Rio dos Cedros, todas as apresentações ocorrem no Pavilhão A.
No Pavilhão B, às 21h terá baile com a Banda San German de Rio dos Cedros, e à 1h15min baile com a Banda Portal Gaúcho de Jaraguá do Sul.
O último dia de festa, dia 10 de setembro, a programação começa às 10h, além da abertura da Praça de Alimentação tem o tradicional Desfile Alegórico. No pavilhão A terá apresentação do Grupo de Idosos ‘Alegria de Viver’ de Rio dos Cedros; da Banda Municipal Professor João Müller de Timbó; do Grupo Colibri de Rio dos Cedros; do Grupo Quarteto Clássico de Rio dos Cedros; do Grupo Allora Brasil de Rio dos Cedros; do grupo Coral Italiano Feminino Bella Voce de Salete; do Grupo ‘As Fridas de Taio’ que voltam à programação da festa, tamanho o sucesso da apresentação. Já às 16h30min terá o show nacional de humor com Paulinho Mixaria de Gramado seguido pelo show com Marcos e Lucas de Rio dos Cedros. Na sequência terá baile com a Banda Reflexo Baileiro de Rio dos Cedros e às 20h30min acontece o encerramento da Festa Trentina, junto com um show pirotécnico. No pavilhão B às 20h45min, terá o show com Luane Mattia, de Piraquara, no Paraná.
Imagens
Foto: FOTOS/DENISE TOMASELLI