19.4 C
Timbó
segunda-feira, 21 de julho de 2025

Igreja Mulde Alta completa 70 anos de fundação

Data:

Igreja Mulde Alta completa 70 anos de fundação

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTOS/CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Celebrar os 70 anos de construção de uma igreja é um momento significativo para uma comunidade religiosa. Esse marco representa não apenas a longa história da própria estrutura física, mas também a continuidade e a força da fé e da devoção dos membros ao longo das gerações.

Assim, no dia 5 de novembro a Comunidade Luterana Mulde Alta esteve em festa para celebrar os 70 anos de inauguração do templo, conhecido como igrejinha azul. O templo da comunidade fica localizado na Estrada Geral da Mulde, que dá acesso ao Morro Azul.

No dia, cujo sol se fez presente com muita alegria, o evento começou com a celebração do culto festivo, que contou com a presença do Grupo de Canto Som e Louvor da Comunidade Luterana Trindade. Durante a celebração foi dedicado um momento para a comunidade relembrar e refletir sobre os valores fundamentais que a igreja representa, bem como para honrar aqueles que contribuíram para a sua construção e para a sua manutenção ao longo dos anos.

 

?


História

O culto festivo foi ministrado pela pastora da Comunidade Luterana Trindade e Mulde Alta, Mirian Ratz, que também foi a responsável pela coleta de informações sobre a história da Comunidade. “Segundo relatos de pessoas da comunidade e também por documentos antigos a história da Comunidade Evangélica Luterana da Mulde Alta iniciou em 1924, data que marca sua filiação à Comunidade Evangélica de Timbó. No entanto a área desta já fora ocupada na década de 1860/70, quando os imigrantes adentraram ao Vale do Ribeirão da Mulde. Até 1924, as famílias faziam parte da Comunidade Evangélica de Carijós, constituída em 1885”.

A pastora informa que, de acordo com a história, a Comunidade Evangélica da Mulde Alta era constituída em 1924 por 30 famílias. Os cultos aconteciam na escola local até 1953. Em 24 de maio de 1951 aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária onde, pela maioria absoluta dos votos, e lavrada em ata no livro competente da Comunidade, que tinha como presidente Ricardo Henkels, foi decidido pela construção desta Igreja, com aquisição de parte do terreno pertencente à escola. A construção iniciou em 1952 para a qual, além do investimento financeiro, cada membro doou sete dias de trabalho não remunerado. Os construtores responsáveis foram os irmãos Gustavo e Leopoldo Duwe. 

 Neste período atendia a comunidade o pastor Heinz Müller, que atuou de 1950 a 1956. Na oportunidade da inauguração já estavam instalados os sinos. Anos depois, a torre foi danificada e precisou ser reconstruída, sendo o responsável por esta tarefa, Haroldo Duwe, que também esteve na construção da casa pastoral da Trindade e de seu Centro Comunitário. Ao lado da Igreja está o Cemitério Evangélico Mulde Alta, cujos primeiros registros de sepultamento datam do início de 1900.
Mirian observa que “atualmente a Comunidade conta com 182 membros batizados e está unida à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Trindade, em Timbó, Sínodo 

Vale do Itajaí, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)”.

Ainda sobre a história, a pastora destaca que, de acordo com relatos, catástrofes naturais ameaçaram a construção, em especial as quedas de barreiras, que obrigaram a alteração do curso da Estrada Geral. “Ao que se conta, na década de 80, o deslizamento de terra trouxe barro até a altura das janelas”.

Comunidade ativa

Mirian relata ainda que “segundo apontamentos feitos pelo pastor Nelso Weingärtner, desde 1963 Alwin Gessner dirigiu ensaios de canto na Mulde Alta. Deste participavam jovens e idosos. Gessner também anunciava a Palavra de Deus por meio de literatura evangelística e oração na Comunidade Mulde Alta. Nos relatórios aparece: a Comunidade está passando por um real avivamento espiritual. Que Deus continue abençoando esta comunidade. Em 1968 a comunidade contava com reuniões do Grupo de Juventude Evangélica mensalmente e em 1969 a Comunidade contava com 430 integrantes e Alfred Viebrantz era responsável pelo Culto Infantil”. 

Já o pastor emérito Clovis Horst Lindner, que também ministrou cultos nesta Igreja, mandou o seguinte recado: “apreciei muito o tempo em que fui ministro de sua comunidade, de 1982 a 1988. Especialmente sua igreja, cuja data de inauguração consta na torre, e sempre me lembrava que somos do mesmo ano: a Igreja foi inaugurada no dia de 5 de novembro e eu nasci no dia 15 de novembro de 1953. Fiquei ainda mais contente ao ver, mais tarde, o capricho que a comunidade tem com sua igreja, restaurando-a e dando-lhe esta bela cor celestial! Lembro também a escola que foi esta igreja e a sua comunidade para mim, exigindo que eu aprimorasse o meu alemão para poder subir no púlpito desta igreja. Aprendi muito neste período, pelo que agradeço”.

A pastora Mirian observa ainda que em 2015 a Igreja passou por uma reforma de piso. Já a pintura necessita de reparos frequentes por causa da ação da umidade. “Desde 2020, com a reestruturação da Paróquia de Timbó, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Trindade assumiu funções paroquiais e a Comunidade Mulde Alta está ligada a esta como ponto de pregação, já que não possui personalidade jurídica. Desse modo, desde 2020, Trindade e Mulde Alta possuem um só presbitério e diretoria, com integrantes de ambas comunidades e tem procurado caminhar juntas na grande missão de continuar sendo testemunho de Cristo, através de seus ensinamentos”.

Após o culto foi realizado o descerramento da placa fixada na entrada da Igreja, que tem como objetivo contar um pouco da história da Igreja em razão do ponto ser muito visitado por turistas, por estar na subida do Morro Azul. Ainda teve um momento marcante, quando 70 balões azuis subiram ao céu, em homenagem aos 70 anos.

Na sequência os festejos seguiram na Sociedade Fritz Lorenz, com almoço e tarde dançante com animação musical de Alexandre e Débora Show, além de completo serviço de bar e cozinha e atividades para as crianças.

Imagens

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.