22 C
Timbó
segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Mérito Cultural Lindolf Bell

Data:

Mérito Cultural Lindolf Bell

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTOS/RAQUEL PISKE/PMT

“Celebramos com gratidão o primeiro ano, já histórico, do tão sonhado Centro Integrado de Cultura (CIC), um marco significativo para a comunidade timboense. Como dizia o saudoso poeta Lindolf Bell: ‘se não for sonho, não vale a pena viver, pois de sonho em sonho aprende-se a ser’. E assim, em um dia tão especial, prestamos uma emocionante homenagem aos notáveis fazedores de cultura, que receberam a Medalha de Mérito Cultural Lindolf Bell. Agradecemos profundamente a todos que dedicam tanto de suas vidas, com empenho e talento admiráveis, enriquecendo a cultura de Timbó e tornando-se eternos através dessa importante contribuição com nossa história”. Com essas palavras, o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, comemora o resultado significativo da cerimônia da entrega da Medalha de Mérito Cultural Lindolf Bell-2023, que aconteceu na noite do dia 19 de novembro, junto ao Teatro Municipal do CIC Ingo Germer.

 
O evento foi apresentado pelos mestres de cerimônia Ricardo Torres e Veronica Moser e contou com a participação do prefeito, do vice-prefeito Guilherme Voigt Junior, do presidente da Câmara de Vereadores de Timbó, vereador Edson Bona, do diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, demais vereadores, secretários municipais, além dos indicados à |Medalha de Mérito Cultural, seus familiares, membros dos conselhos municipais de cultura e o público em geral.

- Publicidade -

  

?

A cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Cultural Lindolf Bell é uma condecoração concedida pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo, pela iniciativa do diretor-presidente, Jorge Ferreira, sancionada em outubro de 2022 pelo prefeito Jorge Krüger. A entrega da Medalha do Mérito Cultural Lindolf Bell tem o objetivo de homenagear artistas, grupos culturais e personalidades culturais do município de Timbó, que se destacaram por suas relevantes contribuições ao patrimônio artístico e cultural do município.

A Medalha de Mérito Cultural recebe o nome de Lindolf Bell, homenageando um dos maiores artistas da cidade. O ícone Lindolf Bell foi líder do movimento Catequese Poética, trabalho que lhe rendeu grande reconhecimento no Brasil e no exterior. Ao todo, publicou 16 obras literárias, e durante sua trajetória como escritor, poeta, promotor e divulgador da cultura, recebeu diversos prêmios e homenagens. Lindolf Bell é ainda o nome mais citado da poesia catarinense.

Homenagens

Na abertura do evento, deixaram suas mensagens o diretor-presidente, Jorge Ferreira; o presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Cultura e Turismo, Luiz Lenzi; e a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Leila Floriani. Foram unânimes em afirmar que “nesse momento em que a cultura timboense está sendo homenageada através desta cerimônia da Comenda do Mérito Cultural, queremos agradecer a todos os fazedores de cultura, artistas e profissionais da cultura que contribuíram para a vida cultural de nossa cidade e aos que partiram ao longo desses anos”.

As medalhas foram entregues na Categoria Personalidades Culturais, cujo homenageado foi o ex-prefeito de Timbó, Waldir Ladehoff, que deixou vários legados em todas as secretarias e autarquias do município. Na área da Cultura, destaque para a criação da Fundação Cultural de Timbó; do Arquivo Público Professor Gelindo Sebastião Buzzi; o Tombamento Histórico da Escola Urbana de Timbó, hoje denominado Escola de Artes Manuais Elisabeth Germer; do Museu do Imigrante; do Museu Casa do Poeta Lindolf Bell; do Museu da Música, sendo ainda um dos responsáveis pelo início do Projeto de Revitalização, Modernização e Ampliação do Teatro Municipal de Timbó – atual CIC.

Na Categoria Artistas, o homenageado foi Orestes Oss-Emer, que nasceu em 1942 na cidade de Benedito Novo, residindo em Timbó há mais de 52 anos. O contato com a música iniciou desde muito cedo, aos oito anos, e ainda na infância já atuava como baterista em casamentos. A primeira banda em que participou foi “Oss-Emer e seus Acordes”. 

Posteriormente, participou do Conjunto Real Siboney de Timbó, onde escreveu a música “Dobrado Siboney“, que fez parte do disco “Viajando com Bandinhas”, lançado em 1965. Participou por muitos anos do “Quarteto Sertanejo” com os amigos Oldair da Silva, Maria Angelica (Pileka) e Solange Scoz. Foi o primeiro professor de música da Escola de Música da Fundação de Cultura e Turismo.

Ainda na Categoria Artista recebeu a medalha Ramon Roberto Moreno Rodrigues, natural de Ijuí no Rio Grande do Sul, nascido em 1962 e residente em Timbó por 35 anos. Professor, diretor de teatro, produtor artístico e músico, foi o primeiro gestor cultural do município, atuou como coordenador de Cultura de 1986 a 1990 à frente da Casa da Cultura. 

Foi um dos idealizadores do grupo de Teatro São Francisco de Assis, entidade independente formada por jovens da Igreja Católica, que auxiliou na década de 80 a administração em eventos culturais do município, criando em 1984 o Festival da Canção de Timbó, que está atualmente na sua 22ª edição; e em 1988, o grupo Teatro São Francisco de Assis cria o Encontro de Teatro Amador de Timbó. De 2001 a 2007, voltou a atuar na Fundação de Cultura de Timbó ministrando aulas de teatro por sete anos. Atualmente, reside em Balneário Camboriú, dedicando-se à arte da música e continua atuando como produtor da Seu Chico Treinamento Corporativo, criado em 2003.

Valorização

Na Categoria Grupos Culturais, a homenageada foi a “Sociedade Alegria”. Inaugurada em 18 de junho de 1918, no bairro Dona Clara em Timbó, denominado na época de Schützenverein Fröhsinn, durante a Segunda Guerra Mundial, o clube teve que renunciar ao seu nome alemão e passou a se chamar “Sociedade Alegria”. Este Clube de Caça e Tiro é o mais antigo em funcionamento na cidade de Timbó, com 105 anos, e ainda se encontra com suas atividades culturais normais. Atualmente, realiza as modalidades de Tiro ao Alvo, Tiro ao Pássaro e Rei e Rainha de Honra, sendo seu presidente Romeu Janke, que recebeu a homenagem acompanhado por Valzina Gaulke Butzke, esposa do saudoso Edson Butzke que foi presidente da sociedade durante 28 anos consecutivos.

Na sequência, foi chamado o terceiro homenageado na Categoria Artistas: Leopoldo Teske, natural de Rodeio, nascido em 1944. O gosto pela música iniciou aos sete anos, quando aprendeu a tocar gaita ponto. O bandoneon, instrumento que o acompanha até hoje, chegou em sua vida aos 15 anos. Sua trajetória musical inicia com o conjunto Primavera, formado inicialmente por uma dupla e depois um trio até 1974. Depois, participou por muitos anos na Banda Beija-flor de Benedito Novo até integrar os Cinquentões. 

Em 25 de março de 1984, inicia sua participação no grupo folclórico “Os Cinquentões”, que tem o intuito de resgatar e manter a tradição da música de bandoneon, trazida com nossos imigrantes europeus, sendo inspiração para muitos jovens que querem iniciar na música. Desde sua fundação, vários músicos passaram pelo grupo deixando sua contribuição, o que o mantém ativo até hoje. Leopoldo Teske bandoneonista, é o único integrante fundador ainda atuante.

A cerimônia também realizou a entrega da Medalha na categoria Artista ao saudoso Max Hartmann (in memoriam), que nasceu na Alemanha em 1922. Em 1934, com seus pais e irmãos, veio para o Brasil com 11 anos, instalando-se em Benedito Novo. Exerceu a profissão de marceneiro até 1970 no município de Benedito Novo, transferindo-se para Timbó em 1971, onde passou a dedicar-se integralmente à escultura em madeira, tirando a subsistência de sua família. Hartmann era um artista nato, suas esculturas eram trabalhos criativos com grande poder de comunicação e se destacou no entalhe de esculturas sacras, como imagens de santos e altares que ornamentam até hoje várias igrejas do país. Na oportunidade, a filha, Bernardete Hartmann, recebeu a medalha pelo legado cultural artístico deixado por seu pai.

Ainda na Categoria Artistas, a homenageada foi Noika Roeder Zipf, natural de Timbó. Desde que era pequena, já pensava em trabalhar com música. Como queria estudar na Universidade Federal, quase abandonou o mundo musical para fazer Engenharia de Alimentos. Mas a veia artística foi mais forte. Assim que se formou em Florianópolis, voltou para Timbó e já começou a lecionar. Desde então, já se passaram mais de 26 anos dedicados à música e a paixão não diminuiu. Foi professora de música da Fundação em parceria com a Igreja Luterana de 1995 a 1999, no então Departamento de Cultura. Foi professora de música em Indaial, violoncelista na Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, regente de corais e professora de música no Cetisa, e nas escolas Erwin Prade e Padre Martinho Stein. Tanto que, além de dar aulas, ela também montou a Musicarte.

Já na Categoria Personalidades Culturais, um dos homenageados foi Sérgio Roberto Maestrelli, natural de Urussanga, especialista em Gestão Social em Educação Rural e Profissionalização de Agricultores; mestre em Agroecossistemas e Agricultura Familiar; engenheiro agrônomo, ex-extensionista rural da Epagri, escritor, historiador, colunista, integrante da Academia de Letras de Urussanga e de outras associações de cunho cultural. Por 19 anos, residiu em Timbó e além do serviço de Extensão Rural junto aos agricultores, atuou na Rádio Cultura, foi colunista do Jornal do Médio Vale e participou de outras associações culturais e religiosas. Em 1989, fez parte da Comissão dos Festejos alusivos aos 120 Anos de Timbó. Em parceria com o então Departamento de Cultura da Prefeitura, desenvolveu duas publicações sobre o município de Timbó: “A Extensão Rural na História de Timbó” em 1988, e “Fatos e Imagens do Meio Rural” em 1992. Aposentou-se em atuação como extensionista da Epagri, na área da Gerência Regional de Criciúma; e atualmente é colunista no Jornal Panorama SC, de Urussanga.

A cerimônia incluiu apresentações artísticas, destacando a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó e o Grupo Folclórico Os Cinquentões.

Imagens

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui