A presença de câmeras de videomonitoramento pode de certa forma dissuadir criminosos, mas sua principal função é fornecer evidências em caso de incidentes. Hoje, o município de Timbó possui um total de 125 câmeras, sendo 15 de leituras de placas e 110 de monitoramento de áreas públicas. Na reunião do Conselho de Segurança de Timbó (Conseg) do dia 3 de julho, o secretário de Planejamento, Luiz Carlos Gama Alves Junior, apresentou um mapa das câmeras aos presentes na reunião.
A redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrevistou o secretário de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Carlos Gama Alves Junior.
JMV: Quantas câmeras tem instaladas e funcionando?
Junior Gama: Atualmente temos 15 câmeras OCR de leitura de placas e 110 de monitoramento de áreas públicas.
JMV: Quais os pontos instalados?
Gama: Por segurança, não apresentamos todos os pontos, mas nas ruas já podemos ver os postes azuis instalados.
JMV: Quem tem acesso?
Gama: Em uma ação conjunta, Prefeitura (cada secretaria tem acesso às suas câmeras) e temos uma central na Secretaria de Planejamento com acesso a todas as câmeras. As polícias Militar e Civil têm acesso total às câmeras também.
JMV: Qual a qualidade
das imagens?
Gama: As imagens têm alta qualidade com possibilidade de zoom para identificação.
JMV: Serão feitas novas instalações?
Gama: Ainda temos mais 35 câmeras que estão em processo de instalação.
JMV: Como são definidos os locais para instalações?
Gama: As câmeras OCR (Leitura de Placa) foram posicionadas de forma que todas as entradas e saídas da cidade estão mapeadas, além de pontos estratégicos no centro da cidade. As demais câmeras de monitoramento, os pontos, foram definidos de acordo com conversas com a Polícia Civil e Militar para monitorar os pontos com maiores incidências de ocorrências.
JMV: E sobre as câmeras OCR que possibilitam a leitura de placa, essas estão funcionando?
Gama: Sobre as câmeras de leituras de placa, tem 15 instaladas e serão instaladas mais duas. Estamos realizando um cronograma, pois tem que ser feita a instalação dos postes para aí, sim, poder instalar o equipamento de monitoramento. Não tem um prazo definitivo, mas a instalação dos postes inicia em dez dias. A Polícia Militar já tem acesso a todas as câmeras instaladas.