20.3 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Um refúgio no coração do Vale Europeu

Data:

A Fazenda Liberdade é uma charmosa propriedade localizada em Ribeirão do Zinco, Benedito Novo, a aproximadamente 600 metros de altitude. É um local tranquilo, perfeito para vivenciar o clima montanhoso. “Na Fazenda, produzimos queijos artesanais com leite de vacas Jersey do nosso próprio rebanho. Todos os animais recebem cuidado e carinho, além de um manejo e alimentação de alta qualidade”.

Em entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV), Jefferson de Quadros, proprietário da queijaria Fazenda Liberdade, revelou que em julho de 2024 decidiram abrir as porteiras para compartilhar suas experiências com o público. “Uma vez por mês, mediante reservas, oferecemos um delicioso ‘Café na Fazenda’, preparado artesanalmente por nós. Para aprimorar ainda mais a experiência dos visitantes, oferecemos uma ‘Visita Guiada’ pela propriedade, que inclui uma degustação dos nossos queijos. Tudo o que produzimos na fazenda é feito com muito amor, carinho e dedicação”.

- Publicidade -

O proprietário também antecipou que “em breve, anunciaremos nas redes sociais um evento especial e divertido, para que o público possa desfrutar ainda mais deste maravilhoso espaço ao ar livre e apreciar a natureza”.

Sobre a trajetória da Fazenda, ele contou: “Nossa história começou em 2019, quando decidimos comprar um terreno no interior.

Encontramos este pedacinho de terra em Benedito Novo, anteriormente destinado ao cultivo de eucalipto e pinos. Fizemos a limpeza do terreno e começamos a construção. Inicialmente, nosso plano era trabalhar com gado de corte, mas percebemos que esse mercado era muito controlado e não queríamos depender dele. Com nossa afinidade para preparar alimentos, cuidar de animais e receber bem as pessoas, decidimos mudar o rumo da fazenda para algo mais artesanal. Assim, surgiu a ideia de trabalhar com vacas leiteiras.”

O proprietário explicou: “Compramos uma vaca de leite e, no início, utilizávamos o leite para consumo próprio. O excedente era transformado em queijo, que compartilhávamos com amigos, parentes e vizinhos. A aceitação foi tão positiva que nos sugeriram vender o queijo. Busquei informações e me especializei, e começamos a produzir queijo artesanal, estruturando a propriedade para isso”.

Atualmente, a propriedade conta com cinco vacas, quatro em lactação e uma em descanso, além de uma terceira que está prestes a entrar na produção e duas bezerrinhas que ainda são alimentadas com mamadeira. “Nossa capacidade futura é de 22 vacas em lactação. A propriedade é administrada por mim e minha esposa, com o apoio de uma funcionária na parte operacional”.

A Fazenda possui uma estrutura que inclui um curral de 300 metros quadrados, uma sala de ordenha e uma sala de preparo de ração.

Criamos um espaço para receber visitantes, onde eles podem provar e comprar nossos queijos artesanais, que se destacam por seu processo único e pela ausência de conservantes químicos. Além disso, 25% da propriedade é uma área verde preservada. “Nosso objetivo futuro é tornar a fazenda autossustentável”.

Para finalizar fica o convite: “convidamos todos a conhecerem e experimentarem nossos queijos artesanais e a desfrutarem da tranquilidade e beleza do Vale Europeu Catarinense”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui