21.6 C
Timbó
sexta-feira, 18 de abril de 2025

Justiça Eleitoral libera divulgação de pesquisa após esclarecimentos

Data:

A divulgação de pesquisas eleitorais, contratada por partidos e coligações que disputam a Prefeitura de Timbó, gerou polêmica e disputa judicial na reta final da campanha de 2024. Na terça-feira, dia 1º de outubro, a coligação “Timbó Cada Vez Melhor” (PP-NOVO-PSDB-Cidadania) ingressou com uma representação contra a coligação “Timbó Acima de Tudo” (PL-MDB-PRD-Avante-DC-Republicanos) pela divulgação de uma pesquisa eleitoral que apontava o candidato a prefeito, Flávio Germano Buzzi (PL), como líder na corrida eleitoral. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Rumo e registrada no TRE-SC.

Em decisão liminar, o juiz eleitoral da Comarca de Timbó, doutor Ubaldo Ricardo da Silva Melo, determinou a suspensão da divulgação e o recolhimento do material de campanha da coligação “Timbó Acima de Tudo”, abrindo prazo para que fossem esclarecidas e sanadas as dúvidas levantadas pelos denunciantes. Um dos questionamentos dizia respeito ao fato de o instituto ter mencionado a cidade de Tijucas-SC como base de coleta de dados, embora os bairros correspondam aos de Timbó. O PL alegou que houve um erro de digitação no relatório final da pesquisa, realizado pelo Instituto Rumo, e corrigiu o problema. Outro questionamento foi a antecipação da divulgação da pesquisa, que deveria cumprir o prazo de cinco dias a partir do registro, mas foi divulgada na véspera desse prazo.

A coligação “Timbó Acima de Tudo” respondeu aos questionamentos da Justiça e, ainda na noite de quarta-feira, dia 2 de outubro, obteve a liberação para divulgação da pesquisa. O magistrado Ubaldo Ricardo da Silva Melo não constatou irregularidades nos dados apresentados e não considerou o caso como “fake news”. A partir de então, a pesquisa foi liberada para divulgação, permitindo que a campanha prosseguisse com a distribuição do material e a divulgação dos dados nas peças de rádio, internet, jornais e materiais impressos pela coligação.

O presidente do PL, advogado Jean Schütz, afirmou que a pesquisa tem base científica e defendeu a lisura do processo. Em nota oficial, Jean criticou a postura do prefeito Jorge Krüger, que utilizou suas redes sociais para tentar barrar a divulgação da pesquisa, ação que o PL não adotou em relação às demais coligações concorrentes, que também divulgaram pesquisas. Jean destacou que as polêmicas e disputas eleitorais costumam ser acaloradas, mas que, em breve, com a definição da eleição, os ânimos estarão mais tranquilos. Ele se declarou confiante na vitória.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.