28.3 C
Timbó
sábado, 30 de novembro de 2024

Precipitação intensa e alerta de deslizamentos mobilizam Defesa Civil

Data:

“As chuvas registradas no fim de semana em Timbó, especialmente no sábado, 2 de novembro, quando foram contabilizados 100 milímetros de precipitação em 24 horas, ainda não resultaram em ocorrências registradas”. A informação é do coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere.

Questionado sobre as orientações neste momento, considerando que a Defesa Civil do Estado prevê a continuidade das chuvas em todo o território estadual durante a semana, Melere destaca a necessidade de atenção ao risco de deslizamentos. “As pessoas que residem em áreas suscetíveis a deslizamentos devem ficar atentas a sinais como árvores ou postes inclinados, estalos nos barrancos, infiltrações ou rachaduras nos taludes e descida de água barrenta pela encosta”, alertou.

- Publicidade -

A Defesa Civil Estadual também informa que, para hoje, 4 de novembro, o risco para ocorrências associadas a temporais e chuvas persistentes permanece entre baixo e moderado. O tempo nublado contribui para manter as temperaturas amenas, com máximas próximas aos 25°C nos planaltos e litoral, enquanto no Extremo Oeste os termômetros podem atingir até 30°C.

Para amanhã, 5 de novembro, a instabilidade continua, com condições semelhantes aos dias anteriores. A circulação marítima mantém a possibilidade de chuvas isoladas nas regiões litorâneas, alternadas com períodos de sol. A chuva pode se intensificar no Litoral Sul, especialmente nas áreas de encosta. No oeste, devido ao aquecimento e à umidade disponível, há risco de pancadas de chuva, com probabilidade de ocorrências de intensidade baixa a moderada associadas aos temporais e chuvas persistentes. Com a maior incidência de sol, as temperaturas voltam a subir em todo o estado, variando entre 26°C e 33°C à tarde.

Na quarta-feira, 6 de novembro, a previsão indica pancadas de chuva isoladas no oeste, enquanto o litoral seguirá com céu nublado e possibilidade de chuvas. Já na quinta-feira, 7 de novembro, a aproximação e passagem de uma frente fria devem intensificar as instabilidades, aumentando o risco de temporais e chuvas intensas em todas as regiões do estado.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui