30.3 C
Timbó
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Grupo Escoteiro Purpurata participa do Acampamento Regional de Lobinhos

Data:

“As histórias e costumes indígenas, transmitidos ao longo de gerações, enriquecem nossa identidade como brasileiros e contribuem para a preservação da rica tradição oral do nosso país. O folclore simboliza a essência da cultura popular e atua como um pilar fundamental na construção da identidade de um povo. Assim, sua transmissão de geração em geração é essencial para a preservação dessas tradições. Nessa definição, incluem-se contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura e muito mais”.

Com essas palavras, a diretora financeira do Grupo Escoteiro Purpurata (Gepur) 168/SC, de Timbó, Silvana Mendonça, destacou a importante participação dos escoteiros no Acampamento Regional de Lobinhos (ARL 2024), que teve como tema “Encantos do nosso Brasil.”

- Publicidade -

Silvana, que foi uma das organizadoras do evento, explicou que o acampamento ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Professor Emir Ropelato e no gramado da Câmara de Vereadores de Timbó. Entre os destaques, estavam as cerimônias de abertura e encerramento do evento.

FOTOS/GEPUR

A atividade reuniu cerca de 200 pessoas, incluindo crianças e adultos voluntários de todos os grupos escoteiros do Distrito Vale Europeu, e contou com a participação ativa da Alcateia Francisco de Assis, do Grupo Escoteiro Purpurata. Durante o evento, comemorou-se o Dia do Lobinho, celebrado em 4 de outubro, e os 100 anos do Movimento Escoteiro no Brasil. O vice-presidente do Gepur e um dos coordenadores da atividade, Giovani Luiz Feltrin, ressaltou: “O Movimento Escoteiro, ao qual somos comprometidos, busca construir um mundo melhor, com diálogo, inclusão, diversidade e trabalho em equipe. Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

A base Nordeste, composta pela chefia do Purpurata em parceria com o Grupo Escoteiro Indaiá, foi um sucesso, assim como todas as demais bases do acampamento. “O sentimento que fica é de gratidão por tudo o que conseguimos realizar, pelo companheirismo e pela dedicação de nossos voluntários, familiares e jovens. O Escotismo nos proporciona crescer e melhorar a cada dia. Ver o sorriso das crianças e ouvir o Lobinho dizer que não quer ir embora é o que nos motiva a continuar nessa jornada maravilhosa”, destaca Silvana ao observar que: “no Escotismo, aprende-se fazendo, e o aprendizado ocorre, principalmente, pelo exemplo”.

Silvana comenta ainda que “o Ramo Lobinho é voltado para crianças de 6,5 a 10 anos, que nesse período aprendem sobre a vida em meio à natureza, a convivência em grupo e o desenvolvimento da socialização. “O Livro da Jângal”, que conta as aventuras de Mogli, o menino lobo, é o marco simbólico que inspira a organização do Ramo Lobinho. Ficou interessado em conhecer esse mundo de aventuras? Venha ser Escoteiro! Agende sua visita pelo telefone (47) 99927-0780”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui