20 C
Timbó
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Com melhor mês da história em cirurgias eletivas, Governo de SC segue batendo recordes na Saúde 

Data:

A prioridade dada para a Saúde dos catarinenses pelo Governo do Estado aparece nas estatísticas que acompanham os números do Programa Fila Zero. É comprometimento e seriedade com a vida das pessoas, que se reflete também nos bons resultados. Em outubro foi batido mais um recorde, agora com a realização de 16.021 cirurgias eletivas com internação. É o maior número de toda a série histórica de Santa Catarina.

O novo recorde representa um crescimento de 76% no total de cirurgias realizadas quando comparado ao mesmo período em 2022 – em outubro daquele ano foram 9100 procedimentos. Esse cálculo leva em conta apenas as cirurgias eletivas em que há internação do paciente, casos que registravam mais filas em Santa Catarina.

- Publicidade -

“Estamos passando a limpo a Saúde de Santa Catarina, ampliando a realização de cirurgias, melhorando a infraestrutura dos nossos hospitais, levando os procedimentos mais próximos do cidadão catarinense. Muito já foi feito e ainda vamos avançar mais, para continuar diminuindo o sofrimento das pessoas”, destaca o governador Jorginho Mello.

O mês não aparece sozinho no calendário de recordes da Saúde. Outros meses deste ano também tiveram números expressivos. É o caso de julho, com 15769 procedimentos, e agosto, com 14661. De acordo com o Sistema de Regulação (Sisreg) de janeiro a outubro de 2024, foram realizadas 131.940 mil cirurgias eletivas com internação. São dezenas de milhares de pessoas que saíram da fila após realizarem os tratamentos que esperavam.

Para que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistasse esses resultados, várias ações foram iniciadas em 2023, como a abertura de leitos de enfermaria e de UTI, habilitação estadual em cardiologia para oito hospitais e em ortopedia para 14 hospitais. Também foi implementada a Tabela Catarinense de procedimentos, pagamento até 12 vezes a tabela SUS, e do Programa de Valorização dos Hospitais. 

A SES também contratou mais sete unidades privadas que passaram a atender de forma pública, chegando a uma rede de 198 hospitais que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Número que deverá aumentar nos próximos meses.

“Esses bons resultados somente foram possíveis após a determinação do governador Jorginho Mello, que colocou a saúde como prioridade. Estamos trabalhando em parceria com os hospitais e com os municípios para garantir que as cirurgias sejam realizadas em um tempo digno”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui