Os prefeitos empossados no dia 1º de janeiro de 2025 tiveram uma primeira semana de trabalho marcada por desafios significativos. Em entrevista, o prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, afirmou: “a primeira semana é sempre desafiadora. Geralmente, leva alguns dias para obter acesso às contas bancárias e para que a equipe esteja devidamente integrada e comprometida com suas responsabilidades. Nossa prioridade foi ouvir todos os setores, dando-lhes oportunidade de melhorias específicas, identificar os principais gargalos e compartilhar expectativas em relação à nova gestão”.
Grundmann destacou que um dos desafios da administração é garantir a continuidade dos convênios já em andamento, especialmente os relacionados às obras nas fases iniciais, que exigem acompanhamento constante até sua conclusão. Quanto à formação do secretariado, Grundmann explicou que a definição da equipe continua em andamento. Já foram nomeados Nilza Maria Nones como secretária de Educação e Ronie Gilberto Loewen como secretário de Saúde. “Ronie, servidor efetivo, terá como prioridade a abertura do Hospital São Benedito para atendimento de pronto-socorro 24 horas e a redução das filas de espera nos serviços de saúde”, observa o prefeito.
Outros membros confirmados são Márcio Ittner na Secretaria de Agricultura, Edemir Draeger na Secretaria de Esportes, Reinaldo Wetzel na Secretaria de Obras, Leila Schulz na Secretaria de Finanças, e Mauricio Steffen à frente do setor de Turismo. “A Secretaria de Planejamento ainda aguarda a escolha de um nome, com preferência por um engenheiro civil. Em fevereiro, está prevista uma reforma administrativa para fortalecer áreas como cultura, segurança pública e defesa civil”, conclui Grundmann.
Rodeio: organização e eficiência como prioridades
Em Rodeio, o prefeito Nei Paulo Venturi iniciou os trabalhos com foco na organização dos setores para oferecer melhores condições de trabalho e garantir atendimento eficiente à população. Venturi ressaltou: “estamos priorizando questões que exigem atenção imediata, sem ignorar os demais setores. Com o comprometimento da equipe de governo, seguimos no propósito de entregar o melhor para Rodeio”.
Para dar andamento aos trabalhos o prefeito já conta com os seguintes secretários: Ariel Ricardo da Silva na Defesa Civil, Jonas Ludovico Zermiani no Planejamento, Alvino Pedro Junkes na Secretaria de Obras, Sônia Scoz na Assistência Social, Ricieri Jonathas Pahl na Cultura e Turismo, Ricardo José Moser na Agricultura, Raquel Stiz na Saúde e Adiel Zermiani na Administração e Finanças.
Doutor Pedrinho: alinhamento e planejamento
O prefeito do Doutor Pedrinho, Geleade Wollert, destacou que os primeiros dias de sua gestão foram voltados para adaptação, organização dos trabalhos e alinhamento das secretarias. Ele afirmou: “os serviços da Prefeitura retornarão à normalidade a partir de 13 de janeiro e para tanto os desafios são grandes, especialmente na Secretaria de Obras, devido à necessidade de manutenção dos equipamentos utilizados no cuidado das estradas do interior. Uma força-tarefa será essencial para garantir o funcionamento ágil e eficiente dos serviços.”
Wollert reforçou o compromisso com uma gestão eficiente e transparente, enfatizando a importância do apoio técnico de sua equipe. Já foram definidos os seguintes nomes: Josiane Dalpiaz na Saúde e Assistência Social, Patrícia Pereira Nones na Educação, Juliano Hinsching na Agricultura e Meio Ambiente, Melania Konell no Turismo, Esporte e Cultura, José Marcos Claudino dos Santos na Administração e Finanças/Gabinete e Paulo Roberto Lopes da Silva Demuth na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.