16.9 C
Timbó
sábado, 21 de setembro de 2024

Festival reúne grupos folclóricos de diversas regiões do Estado

Data:

Festival reúne grupos folclóricos de diversas regiões do Estado
INDAIAL ? O embalo da música e da dança, a fé da religião e o sabor da gastronomia evidenciaram …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: fotos / ANDRÉ GIOVANELLA

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

INDAIAL  – O embalo da música e da dança, a fé da religião e o sabor da gastronomia evidenciaram a tradição polonesa neste final de semana, no Parque Municipal Jorge Hardt – Ribeirão das Pedras, em Indaial. Durante dois dias, danças folclóricas com grupos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foram apresentadas no 1º Festival Polonês de Indaial, denominado de Polski Festiwal e na 4ª Mostra de Folclore Polonês. O evento ainda contou com a presença da banda TatraChord, da cidade de Zakopane (Polônia), que apresentou músicas regionais do folclore polonês, escolha da rainha, pratos típicos, baile e celebração de missa em polonês e português. De acordo com a organização, na primeira noite foram comercializados 600 pratos típicos, sendo que nos dois dias de evento mais de 1.000 pessoas participaram das atividades programadas.
O Festival Polonês, que foi realizado com o objetivo de reviver costumes e tradições, promover intercâmbio de Grupos Folclóricos e de apreciadores da Cultura Polonesa, teve na organização a Associação Folclórica Polonesa e o Grupo Folclórico Polonês Piaskowa, de Indaial, além do apoio da Prefeitura de Indaial através da Fundação Indaialense de Cultura, Santur e Greide Engenharia Ltda.
O Festival foi aberto na noite de sábado, dia 24 de agosto, com presença do presidente da Associação Folclórica Polonesa (Afopol), Fernando Wreczinsky Anacleto, do prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos (Serginho), do Cônsul da Polônia em Curitiba, Jacek Szczeniowski, de demais autoridades Executivas e Legislativas, além de convidados especiais. Durante a solenidade de abertura, foi realizada a entrega do Termo de Cessão de uso de terreno público para Associação Folclórica Polonesa (Afolpol), concedido através do Projeto de Lei de indicação do vereador André Moser e aprovação unânime dos demais vereadores da Câmara de Vereadores de Indaial e sancionado pelo prefeito Serginho. De acordo com Anacleto, esta ação fortalece e auxilia na estruturação da Associação Folclórica Polonesa em Indaial e dá maior visibilidade à cultura polonesa no estado de Santa Catarina. “A Associação poderá utilizar a estrutura da antiga Escola Isolada Estrada Geral Warnow, localizada na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Ribeirão das Pedras, para qualificar o trabalho de preservação da cultura polonesa no município”, afirmou ele.
O evento também contou com a realização da 4ª Mostra de Folclore Polonês 2013, que teve por objetivo expressar através das Lendas, Músicas e Danças Folclóricas polonesas a importância destes segmentos como veículo de informação histórica e promoção de uma nação, destacando o ritmo das coreografias e o colorido dos trajes.
A Mostra contou com a apresentação do rico Folclore Polonês, com a participação da Banda Tatrachord – Banda Polonesa da cidade de Zakopan, região de Podhale.
Durante a primeira noite de evento, também aconteceu a escolha da Rainha do Folclore Polonês que teve os seguintes jurados: Ana Maria Badura (Florianópolis); Giovana Zimmermann Vieira (Blumenau); Aster Scheidt (Indaial ); Jéssica Bender (Indaial) e Pietro Fernandes (Timbó). Após as apresentações das candidatas, os jurados anunciaram como rainha do Folclore Polonês a integrante do Grupo Folclórico Polonês Junak (Curitiba /PR), Caroline Sillus; 1ª princesa a integrante do Grupo Folclórico Polonês Karolinka (São Mateus do Sul – PR); Nataly Kowaslki e a 2ª princesa a integrante do Grupo Folclórico Polonês Hercilio Malinowsky (São Bento do Sul), Débora Regina Krupacz. A rainha e princesas eleitas na noite têm como dever divulgar a Mostra de Dança Folclórica Polonesa para o ano de 2014, através de atividades exercidas junto ao seu Grupo, fazendo com que a edição do próximo ano tenha a presença de mais grupos folclóricos Poloneses para participar do Festival Polonês de Indaial.
Após a escolha da Rainha, aconteceram as apresentações de danças folclóricas que contou com a participação do Grupo Folclórico Polonês Piaskowa de Indaial e do Grupo de Danças Folclóricas das Oficinas Culturais dos Bairros da Fundação Indaialense de Cultura (FIC), além de grupos do Paraná e do Rio Grande do Sul: Grupo Folclórico Polonês Junak (Curitiba /PR); Grupo Folclórico Polonês Karolinka (São Mateus do Sul – PR); Grupo Folclórico Polonês Auresóvia (Áurea – RS); Grupo Folclórico Polonês Hercilio Malinowsky (São Bento do Sul); Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy (Criciúma). Para fechar a primeira noite de evento, aconteceu o baile da Integração animado pela Banda Classe A.
No segundo dia de programação, foi realizada no período da manhã a Missa Festiva (em Português e Polonês), com a participação especial do padre Jeferson Marcos Slussarek e do Coral Nossa Senhora Auxiliadora, de Massaranduba, seguido de almoço festivo e da 3ª Mostra Folclórica Polonesa  que contou com a realização de apresentações do Grupo das Oficinas Culturais nos Bairros FIC e  dos grupos convidados. Para finalizar o 1º Festival Polonês de Indaial – Polski Festiwal foi realizada uma tarde dançante com Ignácio Arendt.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui