O primeiro mês de 2025 registrou um total de 170.376 casos prováveis de dengue em todo o país, além de 38 mortes confirmadas e 201 óbitos em investigação para a doença. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde indicam que o coeficiente de incidência do Brasil, neste momento, é de 80,1 casos para cada 100 mil habitantes.
Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), divulgou o mais recente Informe Epidemiológico, que compreende o período de 29 de dezembro de 2024 a 27 de janeiro de 2025. Até a data, foram registrados 3.307 casos prováveis de dengue e um óbito em investigação. A situação é de alerta, pois as fortes chuvas somadas às altas temperaturas criam um cenário propício para a proliferação dos focos do mosquito transmissor da doença.
No município de Timbó, a Secretaria de Saúde está implementando ações para combater os focos de dengue. Assim, foi realizado um mutirão contra a dengue no último final de semana, focando na eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Equipes da Vigilância Epidemiológica e agentes de saúde visitaram os cemitérios municipais, removendo a água parada de recipientes.
Timbó também iniciará, na próxima semana, uma campanha de conscientização em diversos meios de comunicação, reforçando ações educativas sobre os riscos da doença e a importância de eliminar criadouros.
A Secretaria de Saúde também está estruturando um serviço exclusivo para o atendimento de casos suspeitos de dengue, oferecendo orientação, acompanhamento e estrutura adequada aos pacientes.
Agentes de endemias e de saúde reforçam a importância da prevenção e detecção precoce da doença, que pode ser fatal. A população pode contribuir eliminando a água parada em suas residências e denunciando possíveis focos de proliferação.
Com essas medidas, Timbó intensifica as ações para conter o avanço da dengue nos próximos meses.