O ano de 2024 marcou um forte crescimento do setor de serviços em Santa Catarina. Dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (12) apontam uma alta de 6,1% nos últimos 12 meses. Isso representa praticamente o dobro da média nacional, que ficou em 3,1% no período.
Em relação aos demais estados, Santa Catarina também teve destaque, com o quinto maior percentual de expansão do país, atrás apenas do Amazonas (10,2%), do Amapá (7,7%), de Sergipe (7,1%) e do Espírito Santo (6,2%).
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, afirma que o dado do IBGE comprova aquilo que já se percebia no ambiente corporativo: que 2024 foi um bom ano para os negócios. Para 2025, no entanto, ele acredita que o cenário de alto crescimento não deve se repetir.
“2024 foi excelente para praticamente todos os setores da economia. Para este ano, no entanto, estamos um pouco mais cautelosos. O Brasil está vivendo um cenário econômico desafiador, com juros e inflação em vies de alta. Acreditamos que vá haver crescimento, sim, porém é bastante improvável que se repita os patamares de 2024”, aponta o dirigente.
Turismo
Entre os setores que compõem os serviços, os destaques em Santa Catarina no que passou ficaram com o do turismo, que cresceu 9%, o setor de transportes, com alta 8,3% – a segunda mais alta do país -e os serviços às famílias, com incremento de 5,4%
Queda em dezembro
Na passagem de novembro para dezembro os serviços registraram queda de 5,2%. Trata-se do segundo resultado negativo consecutivo no ano, o que reforça as expectativas menos otimistas para 2025. A queda de 5,2% foi mais expressiva quando comparada ao mês de novembro, quando o volume de serviços prestados recuou 0,5% no estado.
- Pesidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni (Divulgação)