O Hospital e Maternidade Oase inaugurou, na tarde de quinta-feira, dia 12 de fevereiro, as instalações de sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), composta por dois tanques de grande porte, além de equipamentos acessórios, que já estão em operação e executam todo o tratamento dos efluentes do hospital, resultando em mais qualidade no tratamento dos resíduos e redução máxima dos riscos de contaminação.
As benfeitorias tiveram um custo de aproximadamente R$ 600 mil e foram patrocinadas pela Fundação Rotária Internacional, com iniciativa do Rotary Club de Timbó, apoiado pelos demais clubes de Timbó e com apoio especial de três grupos de Rotary da Alemanha.
O rotariano Ralph Feslmann, que foi presidente do Rotary Club de Timbó e é atual assistente do Governador Distrital, e que já residiu na Alemanha, idealizou a ponte entre o projeto de implantação da ETE no Oase, promovido pelo Rotary Club de Timbó, e os clubes da Alemanha. O Oase também participou com investimentos de aproximadamente R$ 200 mil.
No ato inaugural, compareceram o prefeito Flávio Germano Buzzi, o vice-prefeito Rangel Dário Bonatti, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Jean Schütze, o governador do Distrito 4652 do Rotary Club, Cioney Giovanella, o presidente do Rotary Club de Timbó, Jean Hasse Filho, presidentes dos demais clubes, ex-governadores do Rotary, rotarianos e a direção do Oase.
Fizeram uso da palavra: Ralph Feslmann – coordenador do Projeto, Osvaldo Trisotto – presidente do Conselho Diretor quando o projeto iniciou, Haroldo Ritzke – presidente do Conselho Diretor do Oase, o prefeito Flávio Germano Buzzi e o governador do Distrito, Cioney Giovanella.
Todos os pronunciamentos enalteceram a importância da estação de tratamento, o trabalho fundamental do Hospital e Maternidade Oase para a comunidade e a parceria do Rotary em vários projetos de interesse social.