23.9 C
Timbó
sexta-feira, 4 de abril de 2025

Timbó investe em formação cidadãe inovação no ensino

Data:

No mês de abril, as escolas em todo o país celebram o Dia da Família na Escola, uma data que transcende o simples evento festivo, representando uma oportunidade valiosa para estreitar laços entre a comunidade escolar e as famílias dos alunos. A celebração visa fortalecer a parceria entre esses dois pilares fundamentais na formação integral dos estudantes, reconhecendo a importância da colaboração mútua para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

Em Timbó, o compromisso com a educação municipal se manifesta em diversas ações e projetos. Para compreender a fundo como a cidade tem trabalhado para fortalecer essa importante área, o Jornal do Médio Vale (JMV) realizou uma entrevista com a secretária de Educação do município, professora Mayra Elaine Milke Cipriani.

Na entrevista, a secretária aborda temas importantes para o futuro da educação em Timbó, como a promoção de valores éticos e cidadãos, a implementação de metodologias de ensino inovadoras, a integração de tecnologias educacionais, a definição de prioridades para o desenvolvimento dos alunos, o aprofundamento das práticas de inclusão e os investimentos realizados para garantir um ensino de qualidade para todos.

Segundo Mayra, a Secretaria de Educação de Timbó busca promover uma formação cidadã baseada em valores como respeito, honestidade, responsabilidade, solidariedade, empatia, amizade e confiança. “A proposta pedagógica estimula o desenvolvimento acadêmico, a consciência crítica e o engajamento cívico, preparando os alunos para atuarem como cidadãos responsáveis na sociedade”.

A profissional relata que, no que se refere a metodologias inovadoras, “Timbó tem investido em abordagens que colocam o aluno como protagonista do aprendizado, preparando-o para um mundo dinâmico e tecnológico. Entre as iniciativas, destacam-se a integração de tecnologias digitais com o projeto Google for Education, Chromebooks e telas interativas. Além disso, a lousa digital TAW transforma o ensino em uma experiência interativa. Outras abordagens incluem metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares e práticas de educação inclusiva com equipe multiprofissional e atendimento educacional especializado.”

Mayra explica que, no âmbito da tecnologia na Educação, a Secretaria de Educação integra a tecnologia de forma eficaz e equitativa nas escolas municipais, garantindo acesso a recursos para um aprendizado digital de qualidade. “São utilizados recursos tecnológicos por todos os estudantes e plataformas virtuais com conteúdos interativos e personalizados, promovendo a inclusão digital.”

Questionada sobre desafios e superação, a secretária afirma que “o maior desafio é o crescimento populacional e o aumento na demanda por vagas. Para superar essa questão, a Secretaria realiza levantamentos contínuos e acompanhamento das unidades de ensino, avaliando as condições das escolas e identificando áreas que necessitam de melhorias.”

Sobre prioridades da gestão, Mayra observa que “as principais prioridades da Secretaria de Educação para o ano letivo são ampliar e modernizar as unidades educacionais, investir nos profissionais da educação e manter e elevar a qualidade do ensino na rede municipal.”

De acordo com a profissional, o município planeja investir em melhorias na infraestrutura das escolas, acessibilidade, recursos pedagógicos e formação continuada dos profissionais da educação, garantindo que a educação de qualidade chegue a todos.

Outro detalhe relatado pela secretária é sobre a participação da comunidade. “A Secretaria tem promovido encontros com os pais, como reuniões pedagógicas e o Dia da Família na Escola, que será no dia 12 de abril. Além disso, são incentivadas parcerias com empresas locais para apoiar projetos educacionais.”

No que tange à inclusão e diversidade, a profissional relata que a Secretaria tem implementado políticas e programas para garantir a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, origem social, raça ou gênero, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ações de combate ao bullying.

Questionada sobre resultados e avaliação, Mayra observa que “o principal indicador de desempenho é o desempenho dos estudantes nas avaliações externas, como o Saeb e o Ideb. Além disso, a Secretaria adota as avaliações externas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Alfabetiza SC. Este ano foi criada a AvaliaTimbó, uma avaliação que será desenvolvida em turmas específicas.”

A secretária de Educação explica também que são oferecidas aos docentes formações específicas com diversas temáticas, como valores, ética, educação inclusiva e a criação de materiais educacionais. Através de grupos de discussão e comunidades de prática, os professores compartilham experiências e estratégias inovadoras.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.