19.9 C
Timbó
domingo, 20 de abril de 2025

Rodeio será sede do 2º Seminário sobre Autismo

Data:

Um encontro de conhecimento e inclusão que envolverá famílias e profissionais

No dia 25 de abril, Rodeio se tornará palco de um evento inspirador e transformador: o 2º Seminário sobre Autismo. Promovido pela Associação Mães e Pais de Autistas Apiuna Ascurra e Rodeio, sob a liderança da presidente Giseli de Andrade e da vice-presidente Daniela A. Tambosi Protegher, o seminário tem como objetivo central promover o conhecimento, a empatia e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento será realizado no Centro Cultural de Rodeio, a partir das 19h.

Prepare-se para uma imersão no universo TEA, com uma programação cuidadosamente elaborada para oferecer informações atualizadas e relevantes sobre o transtorno, além de promover a conscientização e a sensibilização sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. Profissionais da área compartilharão experiências, conhecimentos e perspectivas valiosas, em um ambiente de aprendizado e troca.

“Prepare seu coração para um encontro especial, repleto de aprendizado, empatia e inspiração!”, convidam Giseli e Daniela. O evento é gratuito e aberto a toda a população. A organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível, como forma de apoio às famílias que necessitam. As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfu2oy9AfV44d4xUqIU7asWpUTGYtCJhSY9Vv6Hfeff3CQJrQ/viewform?usp=header

Palestrantes:

Daiana Aparecida Strey Burg: Bacharel em Design de Moda, licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Inclusiva. Diagnosticada recentemente com autismo, Daiana trará uma perspectiva única e emocionante, compartilhando sua experiência pessoal e profissional, demonstrando como o autoconhecimento pode transformar vidas e abrir caminhos para a autoaceitação e o desenvolvimento. Sua participação oferece uma oportunidade valiosa para compreendermos o autismo a partir da vivência de uma pessoa autista, promovendo a quebra de estigmas e a valorização da neurodiversidade.

Fabiana Alves Weber (licenciada em Educação Especial e pós-graduada em Educação Especial Inclusiva) e Caroline Priscila (licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional): Juntas, apresentarão um caso real e inspirador de um aluno autista. A história de superação e evolução desse aluno demonstrará o potencial de cada indivíduo, mesmo diante de desafios, e a importância de um acompanhamento especializado e individualizado para o desenvolvimento de suas habilidades e talentos. A apresentação abordará estratégias pedagógicas e terapêuticas eficazes que podem ser aplicadas em diferentes contextos, como escolas e lares, para promover a inclusão e o bem-estar de pessoas com TEA.

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da pessoa, manifestando-se em diferentes graus e de formas diversas. As características mais comuns do TEA incluem dificuldades na comunicação e interação social, padrões de comportamento repetitivos e restritos, e interesses específicos e intensos. É importante ressaltar que o TEA é um espectro, o que significa que cada pessoa autista é única e apresenta características e necessidades individuais.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.