Durante a reunião do Parlamento Jovem, temas como o uso consciente das redes sociais, o significado da Páscoa e o legado de Tiradentes foram debatidos pelos estudantes.
Presente em nossos estudos, trabalhos e relações pessoais, a internet faz parte da rotina de milhões de pessoas. Apesar de seus inúmeros benefícios, ela também pode exercer uma influência negativa. Esse foi o tema abordado pela presidente da Mesa Diretora, Alice Cristina Nass, durante a reunião ordinária do Parlamento Jovem, realizada no dia 10 de abril.
Ao iniciar sua fala, a vereadora jovem citou alguns impactos nocivos que o ambiente virtual pode causar, especialmente entre os jovens. Ela destacou o cyberbullying, a pressão para se encaixar nos padrões de beleza e de sucesso difundidos pelos influenciadores sociais e a disseminação de informações falsas como alguns dos desafios que os jovens enfrentam no uso das redes sociais.
Diante desse cenário, a vereadora jovem sugere a promoção do uso consciente e saudável da internet. “Precisamos incentivar a educação digital nas escolas, capacitando nossos colegas a discernir entre informações verdadeiras e falsas, e a usar as redes sociais de maneira responsável”, ressaltou.
Páscoa e Tiradentes
Outros temas, como Páscoa e Tiradentes, também foram abordados durante a reunião.
A vereadora jovem Andressa Schmitz propôs uma reflexão sobre a Páscoa, indo além do simbolismo cristão da ressurreição de Jesus Cristo, momento marcado por valores como perdão, renovação espiritual e esperança. Ela também destacou a celebração da Páscoa no judaísmo, que lembra a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito.
Andressa destacou a importância de respeitar e valorizar a diversidade de crenças presentes em nossa sociedade, pois “cada uma traz consigo ensinamentos valiosos sobre amor, solidariedade e esperança’
Já a vereadora jovem Anabelle Heloisa Ruon discursou sobre o significado do Dia de Tiradentes. Para ela, a data não representa apenas a celebração da memória de Joaquim José da Silva Xavier, mas os valores que ele representou: a luta pela liberdade, a busca pela justiça e o desejo de um Brasil melhor para todos.
Ela finalizou sua fala ressaltando que Tiradentes foi um mártir da Inconfidência Mineira, movimento contrário ao domínio colonial português.
Posse
Luan Gustavo Girardi, estudante da Escola de Educação Básica Raulino Horn, tomou posse como vereador jovem durante a reunião.
Na ocasião, comprometeu-se a respeitar o Regimento Interno dos Vereadores Jovens da Câmara de Indaial, exercer o mandato com responsabilidade e atuar de forma ativa na construção da cidadania e no desenvolvimento do município.