A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Ascurra, realizou o resgate de um cachorro que se encontrava em situação de maus-tratos. A ação ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 24, em Apiúna.
O animal foi localizado amarrado em um rancho nos fundos de uma propriedade rural no bairro Ribeirão São Luiz, após denúncia recebida nesta delegacia de polícia.
No local, constatou-se que o animal possuía extensas lesões em sua face, uma grande lesão em sua pata direita dianteira (com o osso exposto), presença de sarna, além de apresentar desnutrição, desidratação e escassez de massa corporal.
Diante do cenário encontrado, evidente crime de maus-tratos, e considerando que o tutor não se encontrava na residência no momento da ação, um inquérito policial será instaurado para a apuração dos fatos e o animal foi apreendido e encaminhado para uma clínica veterinária, local no qual permanecerá internado.
Atualmente o crime de maus-tratos a animais domésticos (cães e gatos) tem pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda, inclusive com a impossibilidade de arbitramento de fiança em sede de delegacia de polícia.