Na tarde de terça-feira, dia 20 de maio, a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 36º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), apreendeu uma carga de vinhos importados irregularmente da Argentina, na linha Idamar, interior de Dionísio Cerqueira. A mercadoria não possuía os devidos desembaraços aduaneiros, caracterizando crime de descaminho.
Durante a ação, os policiais vistoriaram um estabelecimento comercial e uma residência nas proximidades. A casa estava fechada, mas, por uma das janelas, foi possível visualizar diversas caixas de vinho. Um homem de 42 anos se apresentou no local e afirmou estar apenas armazenando os produtos, com a intenção de transportá-los para outra cidade, porém não soube informar quem seria o proprietário da carga.
Com a autorização para ingresso na residência, a guarnição localizou cerca de 35 caixas, totalizando aproximadamente 210 garrafas de vinho. Toda a mercadoria de origem argentina e sem a documentação legal exigida para importação.
Diante dos fatos, o homem e a carga apreendida foram encaminhados à Receita Federal para os procedimentos legais cabíveis.