“Vamos juntos construir pontes, valorizar a diversidade e celebrar a riqueza da cultura Xokleng!”. Este foi um dos muitos objetivos que incentivaram corações e mentes a se abrirem em Rio dos Cedros! “Nossos alunos da Escola Municipal Prefeito João Floriani embarcaram em uma expedição transformadora à Aldeia Indígena Bugio, em Doutor Pedrinho”, relata a professora Fernanda Gonçalves de Jesus, que foi a inspiradora líder dessa jornada, realizada no dia 16 de maio e que teve um propósito nobre: mergulhar na rica cultura do povo Xokleng, desconstruir barreiras do preconceito e plantar as sementes do respeito à diversidade em cada um dos nossos jovens.
Em entrevista, a professora Fernanda relata que “a acolhida calorosa da equipe da escola indígena Bugio, liderada pelo diretor Osias Tucun Paté e sua dedicada equipe, foi um verdadeiro presente. Apresentações culturais vibrantes, trocas de experiências enriquecedoras, relatos históricos emocionantes e demonstrações das práticas pedagógicas inovadoras da unidade revelaram um universo de saberes ancestrais e valores profundos”.
Segundo a professora, “mais do que um passeio, essa vivência despertou a empatia e acendeu a chama da curiosidade nos olhos dos nossos alunos”. As palavras da professora Fernanda ecoam a importância desse momento: “Com certeza, ficará marcado na memória dos adolescentes, um momento de muito conhecimento!”.
Em nota, a assistente social educacional Janete Cipriani complementa, ressaltando que “a educação indígena nos ensina sobre equidade, resistência e pertencimento”.
Fernanda destaca ainda que “o depoimento do diretor Osias nos lembra de um desafio crucial: a luta por uma educação que respeite e valorize as tradições indígenas, em vez de apagá-las. Suas palavras ecoam um chamado à ação: ‘precisamos ser tratados com respeito às nossas diferenças, com equidade!’”.
A professora e a assistente social educacional observam que “essa iniciativa exemplar demonstra o poder transformador do intercâmbio cultural e da valorização das identidades indígenas como pilares de uma educação verdadeiramente inclusiva. Que essa experiência inspire mais ações como essa, fortalecendo os laços entre culturas e construindo um futuro onde o respeito e a compreensão mútua floresçam em cada coração!”.