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sexta-feira, 6 de junho de 2025

Descontos Indevidos do INSS? Correios oferece atendimento presencial para aposentados e pensionistas

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Está sofrendo com descontos não autorizados na sua aposentadoria ou pensão? Desde 30 de maio, uma nova parceria entre o INSS e os Correios facilita a vida de aposentados e pensionistas que precisam contestar descontos indevidos no INSS. Agora, você pode buscar atendimento presencial nas agências dos Correios para consultar, contestar e acompanhar a análise desses descontos, sem precisar lidar com canais digitais complexos.

Essa iniciativa representa um avanço significativo no combate a fraudes e na garantia dos direitos dos beneficiários, especialmente aqueles com dificuldades de acesso à internet ou ao aplicativo Meu INSS.

Atendimento Presencial em Santa Catarina:

Em Santa Catarina, 240 agências dos Correios estão prontas para receber os beneficiários e atender os 257 municípios do estado. Florianópolis lidera com seis pontos de atendimento, seguida por Blumenau, Chapecó, Palhoça e São Francisco do Sul, cada uma com duas agências. As Agências dos Correios de Timbó e Indaial também estão atendendo os beneficiários.

Expansão Nacional do Atendimento:

O serviço está disponível em mais de cinco mil agências em todo o Brasil. Ele foi criado para atender quem tem dificuldade com os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.

Essa ação amplia a rede de atendimento presencial para os beneficiários do INSS, principalmente em locais sem unidades próprias do INSS. Além disso, fortalece o papel dos Correios como um aliado do Governo Federal no combate às fraudes que prejudicam os idosos.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, o objetivo é alcançar quem mais precisa, pessoas que não conseguiram resolver suas questões pelo aplicativo ou pelo telefone 135. A parceria com os Correios é estratégica para garantir um atendimento mais humano e próximo, que o público merece e precisa.

Cobertura Nacional e Segurança Garantida:

Para as regiões que ainda não contam com agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, visando garantir a universalização do serviço.

A parceria INSS e Correios assegura protocolos rigorosos de segurança, com atendimento realizado exclusivamente por profissionais treinados nas unidades dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando confidencialidade e rastreabilidade.

Serviços Disponíveis nas Agências dos Correios:

Nas agências, aposentados e pensionistas podem:

  • Consultar se houve algum desconto em seu benefício
  • Contestar descontos indevidos no INSS
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
  • Analisar documentos enviados por associações
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS

Alerta Contra Golpes:

É fundamental lembrar que nem o INSS nem os Correios autorizam visitas domiciliares para oferecer este serviço. O atendimento é realizado apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios. Fique atento e proteja-se contra fraudes! Se você tiver descontos indevidos no INSS, procure o atendimento presencial nos Correios.

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