Coro Citavi se apresenta na Igreja Santa Terezinha
Missa cantada em italiano acontece às 19 horas de sábado, em Timbó …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
TIMBÓ – O Coro da Comunidade dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí (Citavi) apresenta “Che Bel Canto” e participa da Santa Missa, amanhã, dia 9 de novembro, às 19 horas, na Igreja Santa Terezinha, no Centro, de Timbó. A informação e de Norma Maria da Rui que juntamente com a Paróquia Católica Santa Terezinha está organizando uma linda missa cantada em italiano pelo Coro Citavi, de Rio do Sul. De acordo com Norma será um lindo evento, lembrando que o Coro e seus 26 homens, estiveram em setembro se apresentando no altar principal da Basílica São Pietro no Vaticano, em Roma, na Itália. “O Coro faz parte de um projeto com a Província de Trento e se apresentam gratuitamente pelo mundo”, observa Norma.
O Coro da Comunidade dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí, denominado de Citavi foi fundado em 30 de novembro de 2001, constituído como um Coro Trentino, fora de Trento, através de um “gemellagio” com a Província Autônoma de Trento, Associazione “Trentininel mondo” e coro Val Bronzale, assinado na data de sua fundação e renovado em 30 de setembro de 2013, na cidade de Ospedaletto – Valsugana – Província de Trento – Itália.
Conforme Norma, o Coro Citavi é o único Coro Trentino, no mundo, isto é, tem as características dos coros alpinos, sendo formado exclusivamente por vozes masculinas, com atuação “a capella” e suas atividades são idênticas às dos Coros Masculinos Trentino, sendo filiado a Associação de Coros Trentinos. A principal finalidade do coro é cultivar e salvaguardar a tradição trentina dos emigrantes que se instalaram no Alto Vale do Itajaí. Seu repertório é composto de canções italianas e do folclore dos Alpes, principalmente da região de Trento e muitas destas canções são cantadas aqui, na região, desde a época da colonização até os dias de hoje.
Norma conta que a direção do Coro está sob a responsabilidade do presidente Antônio Marchi, e tem na regência, Nilo Sezerino. Sua sede é na cidade de Rio do Oeste, em Santa Catarina e dele fazem parte cantores dos municípios de Rio do Oeste, Rio do Sul, Laurentino, Taió e Salete, com formação vocal de 1º e 2º tenores, barítonos e baixos. Diversas foram as apresentações que o Coro participou tanto em cidades catarinenses como de outros estados, tendo inclusive já se apresentado na Argentina e feito uma excursão por várias cidades da Itália entre os dias 18 de setembro e 2 de outubro de 2013. Na oportunidade, apresentou-se nas cidades de Turim – Roma, participando de um missa oficial na Basílica de São Pedro, cidade do Vaticano, Assis – Gubio – Gênova e Província de Trento com apresentações nas cidades de Borgo-Valsugana – Altopianodi Brentonico e Ospedaletto.