Competições reunirão mais de 3,4 mil atletas de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Estado
Blumenau sedia, a partir da próxima sexta-feira, dia 4, as etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina, na categoria 12 e 14 anos (Jesc 12-14 anos), e dos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares (Parajesc). Ao todo, as competições devem reunir mais de 3 mil atletas de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Estado.
Os Jesc e Parajesc são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), e contam com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias Municipais do Esporte (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
“É com muita honra e alegria que Blumenau sedia estas importantes competições. Ficamos felizes por receber esses jovens, que são o futuro do esporte catarinense. Esperamos que todos tenham uma ótima estadia em nossa cidade e desfrutem dessa experiência marcante”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.
Principal competição esportiva escolar de Santa Catarina, os Jesc devem reunir cerca de 3 mil estudantes de diversos municípios catarinenses, que se enfrentarão em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.
Conforme a programação prévia, as modalidades individuais serão as primeiras a serem disputadas, entre sexta-feira e domingo, dias 4 e 6. Já as modalidades coletivas ocorrem entre os dias 10 e 14. As provas serão disputadas em diversos pontos na cidade, como no Centro Esportivo Bernardo Werner (Sesi), no Ginásio do Galegão e em escolas, entre outros. A exceção é o atletismo, que será no Complexo Esportivo de Timbó.
“O Jesc é uma competição histórica, que reúne grandes promessas do esporte catarinense. Nossa equipe está trabalhando com muita determinação para que essa seja uma experiência inesquecível para os atletas”, afirma o secretário do Esporte, Sérgio Galdino.
Já o Parajesc será disputado durante o primeiro fim de semana, entre os dias 4 e 6. De acordo com a Fesporte, 640 pessoas de 48 municípios catarinenses estarão envolvidas nos Jogos, sendo 440 paratletas e 220 técnicos, membros de staffs e acompanhantes dos atletas.
Ao todo, serão disputadas cinco modalidades: atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. Assim como no Jesc, as provas do atletismo serão disputadas em Timbó, enquanto as demais ocorrem em Blumenau. O quadro segue o programa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mas somente as cinco modalidades atingiram o número suficiente de inscritos para a competição.
“Nossa cidade tem o compromisso com a inclusão, sendo a primeira cidade do Sul do Brasil a contar com uma secretaria destinada às pessoas com deficiência. Portanto, sediar uma competição como o Parajesc, que estimula o Paradesporto Escolar, é muito gratificante. Que todos os atletas se sintam em casa e aproveitem este momento tão especial”, comemora a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
Durante o Parajesc, a modalidade de vôlei sentado realizará um treinamento na cidade para definir a seleção catarinense que irá representar Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares, marcada para novembro em São Paulo (SP). Todas as demais modalidades também classificam para o evento nacional.
Fonte: PMB