17.3 C
Timbó
quarta-feira, 30 de julho de 2025

4ª Conferência de Cicloturismo do Vale Europeu Impulsiona Governança e Desenvolvimento Sustentável

Data:

4ª Conferência de Cicloturismo do Vale Europeu foi um sucesso e consolidou a importância da governança conjunta para o fortalecimento dos serviços turísticos na região. O evento reuniu profissionais do setor, operadores, autoridades e entusiastas, promovendo debates sobre o futuro do cicloturismo no Vale Europeu.

Realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho em Indaial, no Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura, a conferência se destacou como um espaço para a troca de ideias e a construção de ações que visam o desenvolvimento do cicloturismo na região. O evento foi uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), em parceria com o Instituto Planett – Observatório de Cicloturismo, a Prefeitura de Indaial e a Fundação Indaialense de Cultura.

Durante os dois dias de programação, foram abordados temas cruciais como sustentabilidade ambiental, segurança das mulheres no cicloturismo e aprimoramento dos serviços oferecidos aos cicloturistas. Especialistas renomados compartilharam suas visões, destacando o papel fundamental de iniciativas locais no desenvolvimento sustentável e na valorização do turismo regional. Em um formato dinâmico de roda de conversa, o trade turístico, operadoras e agências tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar boas práticas e alinhar estratégias para o crescimento do setor.

A gestora de Cultura e Turismo do Cimvi, Arlete Scoz, ressaltou a importância de eventos como este para a construção colaborativa de propostas sólidas e estratégicas, visando consolidar o Vale Europeu como referência no cenário nacional e internacional do cicloturismo. “Para o setor turístico, essa união é fundamental. Trabalhar de forma integrada é essencial para promover a região e qualificar cada vez mais a experiência dos visitantes”, afirmou.

O diretor Executivo do Cimvi, Fernando Tomaselli, enfatizou a importância da governança conjunta para o sucesso do cicloturismo no Vale Europeu. “Durante muitos anos, o circuito era visto como algo distante. Hoje, é uma realidade consolidada que movimenta a economia, promove nossa cultura e compartilha a história das nossas cidades com o mundo”, celebrou.

Luiz Saldanha, coordenador do Instituto Planett, destacou o alto nível das discussões e o engajamento do público, composto por gestores, operadores, empresários, acadêmicos e membros de associações nacionais. Ele também ressaltou a importância de dar seguimento aos debates iniciados em edições anteriores da conferência.

Conferência de Cicloturismo do Vale Europeu reafirmou o potencial do cicloturismo como agente de transformação social, econômica e ambiental. Os participantes encerraram o evento com um forte senso de pertencimento e a convicção de que o trabalho em rede é a chave para consolidar o Vale Europeu como um destino exemplar de cicloturismo. A 4ª edição da Conferência deixa um legado de compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a promoção integrada do território.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.