O Coletivo Delas, através da Circulação do Espetáculo Um Dia, impactou profundamente mais de 1.400 alunos de escolas municipais e instituições de Indaial. A iniciativa, que se estendeu de março a julho deste ano, proporcionou 16 apresentações gratuitas e acessíveis em LIBRAS, adaptadas para pessoas neurodiversas e/ou cegas.
O espetáculo, dirigido por Su Junkes e estrelado por Thaís Weingärtner, com mediação de Caroline Carvalho, transformou escolas em palcos. As apresentações, realizadas em diversas escolas como EBM Professora Maria da Graça dos Santos Salai, EBM Tancredo de Almeida Neves e outras, encantaram alunos, professores e responsáveis.
Eveli Preilipper de Jesus, diretora da EBM Juvenal Carvalho, destaca a importância do silêncio para a escuta atenta e a conexão com a peça, ressaltando que muitos alunos só têm acesso a eventos culturais na escola por meio de projetos viabilizados por políticas públicas. A experiência foi impactante, tocando os alunos com a tristeza da saudade da infância e a perda da mãe, sentimentos expressos na peça que refletem a vida de todos.
Edite Socoloski Fey, professora de Língua Portuguesa da EBM Professor Mario Bonessi, enfatiza que esses projetos oportunizam o contato dos estudantes com a arte e a cultura, despertando a consciência e ensinando coisas que vão além das matérias.
Su Junkes, produtora cultural, conclui que levar o teatro para a escola é semear a cultura do olhar, da escuta e do encontro, criando espaços onde o público vive a arte e desperta emoções e reflexões.
O projeto de circulação do espetáculo Um Dia, proposto por Thais Weingartner, é viabilizado com recursos da Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, Ed 2024, Lei No 14.399/2022.