16.1 C
Timbó
sábado, 26 de julho de 2025

Timbó avança com startups selecionadas no Programa Nascer de Pré-Incubação

Data:

“Startups são empresas emergentes que nascem de ideias inovadoras, geralmente ligadas à tecnologia e ao desenvolvimento de soluções capazes de transformar mercados e melhorar a vida das pessoas. Essas iniciativas têm grande potencial de crescimento e buscam validar seus modelos de negócio para se consolidar no mercado”, explica o líder do Startup Weekend Timbó, Marcos Dalmarco.


Em Timbó, esse espírito inovador ganhou novo fôlego. Em apenas quatro meses, três startups surgidas durante o Startup Weekend Timbó, realizado em abril de 2025, deram um passo decisivo ao serem selecionadas para participar do Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras para o Ecossistema Catarinense de Inovação – VI Edição, uma das principais iniciativas de fomento à inovação no estado.


O Programa Nascer é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em colaboração com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).

Essa parceria, formalizada no âmbito do Convênio nº 2025TR000632, lançou o Edital de Chamada Pública nº 33/2025, que convida empreendedores a apresentarem suas propostas para transformar ideias em produtos inovadores – sejam bens, serviços ou processos -, incentivando o fortalecimento do ecossistema catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).


O programa oferece uma etapa de pré-incubação fundamental, que apoia os empreendedores na validação dos projetos, estruturação de planos de negócios e desenvolvimento de soluções inovadoras. Para isso, disponibiliza mentorias, consultorias técnicas e mercadológicas, além de assessoria institucional, criando condições para que as startups possam crescer e se consolidar.


Entre os selecionados estão as startups AcessConnecta, de Camila Meyer; Bridgetor, de Gustavo Meyer; e GranCiclo – Conexões para Economia Circular, liderada por Maike Letícia Link Bianchini. Essas iniciativas foram escolhidas entre centenas de propostas inscritas e avançam agora para essa fase estratégica de desenvolvimento. Além delas, Timbó também comemora a seleção da proposta Desafio das Inteligências, de Patricia Pina Vieira, totalizando quatro projetos locais na VI Edição do Programa Nascer.


Em nota, Marcos Dalmarco destaca: “Dizemos sempre que o Startup Weekend não termina no domingo, ele começa ali. Ver essas startups selecionadas no Programa Nascer confirma que Timbó tem um ecossistema vivo, pulsante e com grande sede de inovação”.


Este avanço coloca Timbó em destaque no mapa da inovação catarinense e reforça que, com investimento em formação, conexões reais e apoio qualificado, ideias inovadoras encontram o ambiente ideal para crescer, gerar impacto e inspirar toda a comunidade.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.