O prefeito de Timbó, Flávio Germano Buzzi (PL), visitou o Rotary Club de Timbó na quarta-feira, dia 13 de agosto, quando proferiu palestra com uma prestação de contas do primeiro semestre de sua gestão. O Ano Rotário, que compreende o período de julho/2025 a junho/2026, está sob a presidência do empresário Thiago Gütz, que abriu espaço para o mandatário timboense apresentar suas ações e responder a questionamentos dos rotarianos.
Flávio destaca que foram empenhados esforços em várias frentes, especialmente nas áreas de infraestrutura e segurança pública. Na Saúde, a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), junto ao prédio da Policlínica, foi um grande desafio da gestão, mas tem se revelado uma decisão acertada, desafogando o atendimento de emergência no Hospital e Maternidade Oase, que agora está focado em casos mais urgentes e que exigem intervenção médica imediata. Na UPA, estão sendo atendidas aproximadamente 4.000 pessoas por mês, que antes faziam fila no pronto-socorro do Oase.
Na área de infraestrutura, o principal desafio da gestão foi a liberação, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), das obras de pavimentação no Distrito Industrial e na rua Santa Catarina, que estavam paralisadas devido a restrições legais no processo de seleção das empresas contratadas. O TCE atendeu aos pleitos do município, com apoio da Acimvi, para que as restrições fossem retiradas, estabelecendo um prazo para execução.
As obras já estão em andamento. Na rua Santa Catarina, a pavimentação asfáltica foi realizada na semana passada, atendendo a uma reivindicação de mais de três décadas. Também em fase de conclusão, devendo ser finalizada até o final de setembro, a Ponte do Expedicionário sobre o rio dos Cedros unirá as comunidades de Cedro Margem Direita e Esquerda.
A Segurança Pública também mereceu atenção especial, com o empenho da administração municipal junto ao Governo do Estado para a ampliação do número de policiais e investimentos na estrutura. A Defesa Civil, órgão importante para prevenção e atendimento em casos de emergência, foi transferida para edificações anexas ao Parque Henry Paul, levando mais movimento de viaturas ao local, o que tem reflexos na própria segurança indireta do ambiente. Ações de prevenção na Defesa Civil estão sendo realizadas para preparar as equipes em casos de eventos climáticos, como ventos e cheias, entre outros.
Os eventos também foram foco de comentários do prefeito. Ele disse que a Páscoa e o Festival das Cervejarias, realizados no primeiro semestre, foram transferidos para o Pavilhão Henry Paul, economizando mais de R$ 120 mil com aluguel de tendas e banheiros químicos, além de contar com ampla área de estacionamento. O Parque Central ficará disponível para uso das famílias e para práticas esportivas, mas sem os grandes eventos, que conflitam com o local onde está instalada a Policlínica e, agora, a UPA.
Por fim, o prefeito Flávio disse que estão sendo realizadas ações pontuais na área de educação para elevar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que já está em bom nível, mas que pode melhorar. Revelou que a secretária da Educação esteve no município de Sobral, no Ceará, que apresenta a melhor nota do Brasil no IDEB, para conhecer o sistema adotado naquela localidade.
Concluindo a palestra, o prefeito Flávio ressaltou que, no início da gestão, procurou esclarecer a real situação herdada pelo município e tem consciência de que sua missão é seguir em frente, corrigindo eventuais falhas e apresentando projetos e soluções. Disse estar aberto a sugestões e que manterá um canal de diálogo permanente com a comunidade, por meio das entidades, associações, Poder Legislativo e contato direto com os cidadãos.