A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, indiciou o proprietário e responsável técnico de hospital veterinário, pelos crimes de maus-tratos contra animais e crime contra as relações de consumo.
O indiciamento foi realizado após investigação que apurou irregularidades graves no funcionamento do estabelecimento veterinário, identificadas durante fiscalização conjunta realizada nos dias 25 e 26 de março de 2025. A fiscalização envolveu órgãos da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau, após denúncia sobre condições inadequadas no local.
Durante as vistorias, foram encontradas diversas violações às normas sanitárias e de proteção animal, incluindo grande quantidade de medicamentos humanos e veterinários vencidos distribuídos por todo o hospital, em áreas críticas como centro cirúrgico, consultórios e setor de internação dos animais.
Durante o inquérito, constatou-se ainda possível tentativa de adulteração de evidências, quando medicamentos que estavam sob custódia da fiscalização apresentaram sinais de alteração nas informações de validade entre as duas visitas realizadas.
A Delegacia de Proteção Animal reforça que crimes contra animais são tratados com rigor e que a proteção animal inclui garantir condições adequadas de tratamento veterinário. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 ou diretamente na Delegacia de Proteção Animal, localizada na Rua General Osório, n° 4535, Água Verde, Blumenau/SC.
Fonte: PCSC / Blumenau