Nesta quarta-feira (10), Ascurra registrou um momento histórico que reforça o respeito e a união entre os poderes Executivo e Legislativo. O prefeito Arão Josino transmitiu o cargo ao presidente da Câmara de Vereadores, Eviatore Luigi Quiarelli, que assume interinamente a Prefeitura de 11 a 24 de setembro. O ato também ocorre em razão do afastamento temporário do vice-prefeito Soires Trentini, que tratará de assuntos pessoais.
O prefeito Arão destacou que o gesto simboliza a harmonia entre as instituições e o compromisso conjunto pelo desenvolvimento da cidade. Já o prefeito interino ressaltou que a união entre Legislativo e Executivo fortalece o município e garante mais resultados para a população. Esta é apenas a segunda vez na história de Ascurra que um presidente da Câmara assume como prefeito interino.
Enquanto isso, Arão Josino participa da comitiva da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) em missão oficial pela Itália e Alemanha, ao lado de outros prefeitos da região, como o de Blumenau, Egídio Ferrari, de Rodeio, Nei Venturi, e de Apiúna, Marcelo Doutel. A participação do prefeito na comitiva da AMVE não gera gastos para a Prefeitura de Ascurra.
A agenda inclui encontros com autoridades italianas e alemãs, instituições de ensino e entidades de cooperação, além da participação na abertura oficial da Oktoberfest de Munique. O ponto alto será a audiência com o Síndaco di Borgo Valbelluna, Stefano Cesa, para avançar na assinatura de um acordo internacional de cidades-irmãs (gimellagio) entre Ascurra e Borgo Valbelluna, cidade de origem da maioria dos imigrantes que fundaram Ascurra em 1876.
Fonte: PMA