27.2 C
Timbó
quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Operação Lumen em Gaspar: Polícia Civil e TCE/SC investigam fraude em licitação de luminárias LED

Data:

Operação Lumen em Gaspar foi deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), após investigação de fraude em licitação para a compra de luminárias LED pela Prefeitura de Gaspar, em 2022. A força-tarefa foi desencadeada depois que auditores do controle externo constataram aumento anormal nos gastos com iluminação pública no município, especialmente entre 2020 e 2022.

A investigação revelou que a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Obras, realizou licitação para “eficientização” do parque de iluminação pública. O processo previa a aquisição de luminárias LED e outros equipamentos. No entanto, a escolha do pregão presencial, aliada ao critério de julgamento por menor preço global e à especificação detalhada do material, levantou indícios de direcionamento da contratação. Essas exigências, somadas a falhas na orçamentação, resultaram em sobrepreço dos produtos.

O contrato firmado pela Prefeitura de Gaspar chegou a R$ 10,1 milhões com a empresa investigada, enquanto uma concorrente havia oferecido R$ 5,6 milhões. Essa proposta mais baixa foi desclassificada devido a requisitos técnicos inseridos no edital, que acabaram favorecendo a empresa vencedora. Segundo a PCSC, os empresários envolvidos apresentavam indícios de serem “laranjas” ou de controlarem empresas de fachada.

Durante a Operação Lumen em Gaspar, a Polícia Civil cumpriu sete mandados de busca e apreensão contra empresários, servidores e ex-servidores públicos em Gaspar, Blumenau, Guabiruba e Almirante Tamandaré (PR). A ação contou com a participação de auditores do TCE/SC e policiais da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), além da atuação das delegacias 1DECOR, 2DECOR, 3DECOR, DIC de Blumenau, Delegacia da Comarca de Gaspar e DECCOR/PCPR, sob coordenação da 4DECOR.

Essa operação reforça o compromisso dos órgãos de controle no combate à corrupção e no uso responsável do dinheiro público, especialmente em contratos de grande impacto como os de iluminação pública.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.