Com a tecnologia, proprietários e condutores de veículos passam a receber notificações de infrações diretamente no celular
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informa que o município passou a integrar, nesta quinta-feira, dia 11, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Tecnologia disponibilizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o SNE permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito. Ou seja, envia as multas de trânsito diretamente para o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), substituindo as notificações enviadas pelos Correios.
“A tecnologia é nossa aliada na busca por um melhor atendimento à população. Com a adesão ao SNE, damos mais um passo na digitalização dos serviços. Isso garante mais comodidade, economia e rapidez aos blumenauenses”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.
Ao se cadastrar no sistema, o proprietário do veículo passa a ser comunicado eletronicamente sobre as notificações de autuação e penalidades cometidas na cidade, e poderá obter até 40% de desconto no valor da multa, desde que efetue o pagamento sem apresentar defesa ou recurso.
“Estamos modernizando os processos e trazendo mais praticidade aos motoristas. Além da facilidade de receber a notificação diretamente no celular, os condutores também poderão obter até 40% de desconto no valor da multa. Ou seja, o processo fica mais prático e econômico”, pontua o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.
Como aderir ao sistema
A adesão ao sistema é simples e pode ser feita diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito: basta cadastrar o veículo e aceitar os termos do serviço. O cadastro é permitido para pessoas físicas e jurídicas proprietárias de veículos. Quem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também pode aderir ao SNE utilizando o número de Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam).
O proprietário ou condutor poderá cancelar a adesão do veículo ao sistema a qualquer momento, voltando a receber as notificações por meios postais.
Fonte: PMB