O Samae Timbó realizou, durante toda a semana, vários serviços e atendimentos que foram solicitados pela nossa comunidade e que foram necessários para o abastecimento de água na cidade.
Na Rua Otto Wolter, no Bairro Vila Germer, o Samae realizou a ampliação da rede de água. O objetivo é aumentar a vazão e garantir um abastecimento mais estável, beneficiando especialmente os moradores da Rua Fraiburgo.
Outro serviço realizado é a mudança da rede de distribuição de água na Rua Tancredo Neves, no Bairro Fritz Lorenz. Esse trabalho é importante para preparar a infraestrutura antes da rua receber as obras de pavimentação, garantindo mais segurança no abastecimento de água, além de melhorar a eficiência do sistema de distribuição.
No Bairro Quintino ocorreram vazamentos de rede, e uma das bombas, que faz o serviço de pressurização da água, precisou de manutenção externa.
Também foi realizada a troca de válvula na elevatória, que manda água para os reservatórios do Bairro. A equipe de profissionais da autarquia realizou todo o trabalho necessário para restaurar o abastecimento de água na região.
No Bairro Araponguinhas foi feito serviço de melhoria na rede de abastecimento, e isso ocasionou a falta de água em alguns pontos. Com o serviço estabilizado, o abastecimento de água também foi normalizado.
Audiência Pública sobre prioridades para 2026
O Diretor-Presidente do Samae, Rodrigo Francisco, participou de Audiência Pública, na quarta-feira, dia 17, realizada pela Câmara Municipal de Timbó, que tratou da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. A LDO é uma das Leis que estabelece o planejamento orçamentário e financeiro do município.
Na ocasião, além da apresentação das metas e prioridades da Administração Municipal, também foi abordado o orçamento do Samae para 2026, destacando investimentos para a melhoria dos serviços de abastecimento de água e coleta de resíduos no município.
A participação do Samae reafirma o compromisso com a transparência, planejamento e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, sempre com o objetivo de garantir qualidade de vida à população timboense.
Colegiado da AMVE
No dia 16, a engenheira civil do Samae Thaenne Beber, esteve na reunião Ordinária do Colegiado de Saneamento e Meio Ambiente da Amve (Associação de Municípios do Vale Europeu).
Foram discutidos diversos temas importantes na área, como: governança sustentável; análise e discussão sobre a Resolução normativa nº 024/2025, que dispõe sobre soluções alternativas para compor as metas progressivas de universalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no âmbito dos municípios regulados pela AGIR.
Também foi ressaltado sobre o evento que trata de gestão dos sistemas individuais de esgotamento sanitário; dentre outros assuntos.
Atendimentos em números
Foram realizados os seguintes atendimentos: 442 atualizações de cadastros, três ligações de água, 22 religações de água, 304 pedidos de segunda via de fatura, três vistorias em ligações de água, três reposições ou consertos de calçadas, 59 transferências de titularidade, uma troca de hidrômetro, duas análises de água, dez requisições de revisão de valores, duas verificações de leitura, três verificações de pressão, duas alterações de economias, 26 atendimentos de falta de água, duas mudanças de posição do cavalete, 29 vazamentos em cavalete, 15 vazamentos de rede, um vazamento no ramal, 60 informações gerais, seis vistorias em fossas filtro de residências, dentre outros atendimentos.
Texto e imagem: Viviana Borchardt Berndt/Samae Timbó