26.6 C
Timbó
segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Setembro Dourado: Santa Catarina chama a atenção para o câncer infantojuvenil

Data:

O câncer infantojuvenil é tema central do Setembro Dourado em Santa Catarina. A campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância do diagnóstico precoce e da atenção aos sinais de alerta. Segundo o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade do Governo do Estado, entre janeiro e agosto de 2025 foram atendidos 431 pacientes em primeira consulta com câncer infantojuvenil.

Diferente do câncer em adultos, o câncer infantojuvenil geralmente apresenta origem embrionária e afeta células do sistema sanguíneo e tecidos de sustentação. Em Santa Catarina, a previsão é de 310 novos casos em 2025. Já no Brasil, a doença é a principal causa de morte por enfermidades entre crianças e adolescentes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O diretor-geral do Cepon, Dr. Marcelo Zanchet, destaca as ações de humanização no atendimento. “Crianças pequenas recebem tratamento em espaço revitalizado, com brinquedos e ambiente acolhedor. Já adolescentes contam com a ala AJAS, também adaptada para proporcionar mais conforto durante o tratamento”, explicou.

O oncologista clínico Dr. Matheus Cadore reforça que o câncer infantojuvenil é multifatorial. Tumores como retinoblastoma podem ter relação hereditária em bebês. Já em adolescentes, leucemias, linfomas e sarcomas aparecem com mais frequência, muitas vezes ligados ao estirão de crescimento ou à maturação sexual.

Os sinais de alerta exigem atenção imediata: febre persistente, palidez, hematomas inexplicáveis, aumento de linfonodos, perda de peso sem motivo, dor óssea progressiva e manchas esbranquiçadas em fotos de bebês. Nesses casos, a avaliação médica é fundamental.

Como não existem medidas preventivas específicas para a maioria dos sarcomas, o diagnóstico precoce é essencial. Além disso, estimular vacinação, alimentação saudável, prática de exercícios e cuidados com a saúde mental ajuda a reduzir riscos futuros de câncer e outras doenças.

O diagnóstico precoce, aliado a tratamento especializado e humanizado oferecido pelo Cepon, aumenta significativamente as chances de cura e garante melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.