18.7 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Saúde alerta sobre focos de dengue

Data:

Saúde alerta sobre focos de dengue
Timbó registrou o aparecimento de um foco no mês de fevereiro …

Foto: divulgação

 CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 
TIMBÓ – Mesmo com o clima seco das últimas semanas, diversas cidades de Santa Catarina registraram desde o início de janeiro deste ano até o dia 24 deste mês, 1.242 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O aumento é considerável, se comparado ao mesmo período de 2013, quando foram registrados 466 focos. Em Timbó foi registrado um foco de dengue no mês de fevereiro e Indaial um foco foi registrado no mês de janeiro, mas mesmo assim os profissionais da Secretaria da Saúde dos municípios estão em alerta.
A gerente de Zoonoses e Entomologia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Suzana Zeccer, alerta que a previsão de chuvas para os próximos dias é preocupante, pois os recipientes secos que possuem ovos do mosquito e estão em condições de acumular água podem se transformar em novos focos.
Os municípios em situação mais preocupante são Chapecó, com 746 focos, e São Miguel do Oeste, com 182. No período de 13 a 17 de janeiro deste ano, os dois municípios realizaram o Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito da Dengue. Isso ajuda a traçar a situação do município e permite direcionar ações de combate à dengue para as áreas mais críticas.
O levantamento em Chapecó apontou que, em média, a cada 100 imóveis, dois têm focos do Aedes Aegypti. Mas essa situação não é linear. O município foi dividido em nove áreas, obtendo índices de infestação que variaram de 0 a 3,9%, sendo a maior preocupação o bairro Efapi, que está em situação de alerta.
Em São Miguel do Oeste, o índice do município foi de 0,8%, o que significa que a cidade está em situação de menor risco, mas não satisfatória. Apesar do aumento do número de focos, esse ano ainda não foram registrados casos de transmissão autóctone de dengue em Santa Catarina.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui