25.8 C
Timbó
quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Rio dos Cedros celebra a Padroeira com grandiosa festa em honra à Imaculada Conceição

Data:

A festa da Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição em Rio dos Cedros mobiliza a comunidade católica e marca um dos momentos mais simbólicos do calendário religioso do município. A programação inicia na quarta-feira, dia 3 de dezembro, e segue até o dia 8, data dedicada à Padroeira.

Organizada pela Comunidade da Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, a festa reúne celebrações litúrgicas, confraternização comunitária e atrações culturais, fortalecendo a fé e a tradição herdadas dos imigrantes italianos.

A abertura ocorre no dia 3, às 19h30min, com missa presidida pelo pároco padre Jairson José Kienen. No dia 4, também às 19h30min, a celebração será conduzida pelo padre Fernando Steffens, atualmente pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Blumenau.

Na sexta-feira, dia 5, às 19h, a missa será presidida pelo padre Djonatan Francisco Rubik, pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Blumenau, com participação do Apostolado da Oração. Após a celebração, haverá venda de churrasco e pastel caseiro no salão paroquial.

A programação segue no sábado, dia 6, às 19h, com missa presidida pelo padre Jairson, seguida de confraternização no salão. No domingo, dia 7, às 10h, acontece a missa festiva, também presidida pelo pároco, seguida de almoço comunitário com churrasco, frango recheado, acompanhamentos e serviço de bar e cozinha.

Durante a tarde de domingo, a festa contará com bolo, café, roda do bicho e animação musical. Às 14h, o Musical Zillertal comanda a tarde dançante.

O encerramento ocorre na segunda-feira, dia 8 de dezembro, data litúrgica dedicada à Padroeira. Às 9h, será celebrada a Missa das Crianças. Já às 19h, acontece a solene missa da Imaculada Conceição, seguida de venda de pastéis e sorteio da Ação Entre Amigos.

O significado da Imaculada Conceição

O dogma da Imaculada Conceição de Maria ensina que a Mãe de Jesus foi preservada do pecado original desde sua concepção, por graça divina, em vista da missão que receberia. A Igreja Católica confirmou oficialmente essa verdade de fé em 8 de dezembro de 1854, por meio da bula Ineffabilis Deus, do Papa Pio IX.

Quando os imigrantes italianos chegaram a Rio dos Cedros, em 1870, esse dogma era recente, mas já profundamente vivido pela fé popular. Por isso, a escolha da Imaculada Conceição como Padroeira da primeira igreja da comunidade aconteceu de forma natural e cheia de significado.

Celebrar a Padroeira, para os cristãos, significa renovar o compromisso de viver segundo a fé, inspirando-se em Maria na busca pela justiça, pela paz e pela vitória do bem sobre o mal.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.