Emissão dos carnês estará disponível no Portal do Cidadão a partir de 1º de janeiro
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), anunciou uma mudança significativa na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os carnês impressos em papel serão eliminados, tornando a emissão das guias 100% digital. O acesso acontecerá por meio do Portal do Cidadão a partir de 1º de janeiro de 2026. Para quem tiver dificuldades e quiser retirar o carnê impresso, a Prefeitura montará uma Central do IPTU em local a ser definido.
A medida busca modernizar o serviço, já que sem a impressão dos carnês e a distribuição feita pelos correios, estima-se uma economia de quase R$ 1,5 milhão aos cofres municipais, valores que poderão ser revertidos em investimentos essenciais para a cidade. A decisão pela digitalização também reforça o compromisso com a sustentabilidade, reduzindo o consumo de papel.
Opções de pagamento
• Cota de doação social – à vista, com destinação de 5% do valor para o Fundo Municipal de Assistência Social e vencimento em 10 de fevereiro
• Cota à vista – com 5% de desconto e vencimento em 10 de fevereiro
• Cota à vista – com 3% de desconto e vencimento em 10 de março
• Parcelamento – sem desconto em até 11 parcelas, com valor mínimo de R$ 40
“Com a digitalização, estamos modernizando o serviço, mas sem deixar ninguém para trás. As opções de pagamento e descontos permanecem as mesmas. Além disso, criaremos a Central do IPTU, que será um ponto de apoio fundamental para atender presencialmente e garantir que todos, mesmo quem não tem acesso à internet, possam emitir suas guias sem dificuldades”, complementa a secretária da Fazenda, Laura Gehrke.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros




