30.8 C
Timbó
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Tecnologia impulsiona economia de SC e Governo do Estado lança programa para qualificar profissionais às vagas de trabalho no setor

Data:

Santa Catarina já se consolida como um dos principais polos de tecnologia do Brasil e o Governo do Estado segue trabalhando para qualificar mão de obra, enfrentando o déficit crescente de profissionais para acompanhar o ritmo de expansão do setor. Uma importante iniciativa será lançada na próxima segunda-feira, 8: é o programa SCTEC que vai ampliar o acesso à capacitação profissional em parceria com entidades do ecossistema de inovação.

Segundo dados do Observatório ACATE, Santa Catarina abriga 29,4 mil empresas de tecnologia, com remuneração duas vezes maior do que setores tradicionais e vem mantendo um crescimento superior ao nacional na geração de empregos em tecnologia. Hoje, o segmento representa 7,75% do PIB catarinense, e a projeção do Governo do Estado é que essa participação alcance 10% até 2030, refletindo o avanço acelerado da economia digital.

Apesar do desempenho expressivo, o ritmo de formação profissional não acompanha a velocidade com que novas oportunidades surgem. Embora o setor empregue atualmente 100,4 mil trabalhadores, a abertura de vagas cresce em volume superior ao da qualificação. Projeções da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) indicam que, até 2027, Santa Catarina deve abrir quase 100 mil vagas na área tecnológica.

Para o Estado, esse desafio exige ação imediata. “Santa Catarina alcançou um nível de desenvolvimento tecnológico que nos orgulha, mas que também nos coloca diante de um desafio: precisamos preparar as pessoas. O déficit de profissionais já é percebido por empresas e, se não enfrentarmos isso agora, corremos o risco de limitar o nosso próprio crescimento”, declara o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy. 

A necessidade de formação se intensifica diante da popularização da inteligência artificial. O Mapeamento de Demandas e Perfil de Talentos para o Setor de Tecnologia, feito pela ACATE, em parceria com o Sebrae Startups, estima que das 100 mil vagas que serão abertas até 2027, 5.903 serão destinadas a desenvolvedores com foco em IA. Os dados mostram, ainda, que os cargos de desenvolvedor (full stack, front end e back end) estão entre os mais requisitados, seguidos pela função de analista de serviços/suporte de TI e desenvolvedor com foco em IA, profissão que deve crescer exponencialmente nos próximos anos. Estão em alta também cargos de especialista em marketing digital, analista de dados, desenvolvedor mobile e product manager.

“O setor de tecnologia de Santa Catarina se expande com velocidade. O estado pode crescer ainda mais com a qualificação profissional”, afirma o presidente da ACATE, Diego Brites Ramos. Para a instituição, ampliar o acesso à formação tecnológica é essencial para manter o protagonismo catarinense. “As empresas, em Santa Catarina, estão prontas para crescer, mas precisam de talentos para auxiliar no avanço. A qualificação é estratégica para garantir competitividade e preparar os catarinenses”, completa o vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Antônio Marafon.  

Diante desse cenário, o Governo de Santa Catarina lança na próxima segunda-feira, 8, uma iniciativa voltada à formação em tecnologia e ao uso prático e responsável da inteligência artificial. O programa SCTEC deve ampliar o acesso da população a trilhas formativas e aproximar trabalhadores das demandas reais do mercado, em parceria com entidades do ecossistema de inovação.

A expectativa é que a iniciativa contribua para reduzir o distanciamento entre a velocidade do crescimento econômico e a formação de talentos, condição essencial para que Santa Catarina siga avançando como referência nacional em inovação e desenvolvimento tecnológico.

Escrito por:

SCTI | ASCOM

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.