24.1 C
Timbó
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Ciclone extratropical ainda provoca ventos fortes e risco de temporais em SC

Data:

Nesta quarta(10), a atuação do ciclone extratropical sobre o mar, próximo à costa do RS e Uruguai, intensifica o vento oeste em SC. Entre o Meio-Oeste e o Litoral, as rajadas de vento variam entre 70 e 90 km/h e o risco é ALTO para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas áreas serranas próximas ao Litoral, as rajadas podem ficar próximas/acima dos 100 km/h. No Extremo Oeste e Oeste, variam entre 40 e 60km/h e o risco é MODERADO. As condições para temporais e chuva intensa diminuem, porém a circulação do ciclone que transporta umidade do mar para o continente, favorece a formação de temporais isolados, especialmente entre o Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul. No Litoral Sul, a chuva é persistente e por vezes intensa, por isso o risco ainda é ALTO para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas. Nas demais áreas do estado, o risco é MODERADO para ocorrências associadas aos temporais. O mar fica agitado, com ondas de direção nordeste, entre 2 e 3m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e entre 3 e 4m no Litoral Sul. O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências associadas à agitação marítima. 

QUINTA-FEIRA (11)

Na quinta (11), o sistema se afasta gradativamente para alto mar, mas ainda favorece a ocorrência de rajadas de vento fortes, na direção oeste, variando entre 55 e 75 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar continua agitado e com risco de ressacaespecialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,5 e 3,5m, com picos acima de 4m em alto mar. O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências associadas à agitação marítima. O dia começa com muitas nuvens e condições para chuva fraca e passageira do Meio-Oeste ao Litoral Sul, devido à circulação do ciclone, porém o risco é baixo para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 8°C e 14°C entre os Planaltos e Meio-Oeste. No Litoral, oscilam entre 18°C e 22°C. Ao longo das horas, as condições para chuva diminuem e as temperaturas sobem, com máximas próximas dos 25°C nas áreas entre os Planaltos e variando entre 27 e 30°C nas demais regiões do estado.

SEXTA-FEIRA (12)

Na sexta-feira (12), a formação de uma nova área de baixa pressão no interior do continente deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina. Há condições para temporais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná. Nestas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. O dia amanhece com temperaturas mínimas variando entre 15 e 18°C no Meio-Oeste e nos Planaltos e entre 18 e 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam próximas dos 30°C no Litoral e em áreas próximas e variam entre 24 e 27°C nas demais regiões do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (13), as condições para temporais isolados se mantêm, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná. No domingo (14), a aproximação e avanço de uma frente fria aumenta as condições para temporais em todas as regiões, com raios, queda de granizo e chuva pontualmente intensa. 

Fonte: DCSC

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.