O vereador Fabricio Dalcastagné (PDT) anunciou, na tarde de ontem, dia 11 de dezembro, sua adesão à base de sustentação do governo Flávio Germano Buzzi (PL), além de sua recente filiação ao PDT – partido de centro-esquerda, pelo qual pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa no pleito de 2026. Sobre a questão ideológica, Fabrício afirmou se enquadrar na centro-direita, e destacou que sua filiação ao PDT foi conduzida com transparência junto à direção estadual, que identificou nele um potencial candidato a deputado estadual.
Ainda na manhã de ontem, o vereador esteve no gabinete do prefeito Flávio Buzzi, acompanhado do líder do governo na Câmara, vereador Joselino Küss (PL), ocasião em que oficializou sua integração à base governista. O prefeito ressaltou que o apoio dos vereadores é fundamental para o debate de projetos, apresentação de ideias e aproximação com a comunidade. Segundo Flávio, Fabricio dará sua contribuição ao governo, assim como os demais vereadores. A Câmara avaliou e aprovou diversos projetos encaminhados pelo Executivo neste primeiro ano da atual legislatura.
Fabricio visitou o JMV na tarde de ontem e afirmou que sua decisão de apoiar o governo Flávio se baseia no trabalho sério, transparente e comprometido com a busca de soluções. Ele destacou que o prefeito tem encaminhado resoluções de forma objetiva e não adia decisões, inclusive quando envolvem mudanças na equipe, sempre que necessárias. “Aprendi desde cedo que precisamos somar, contribuindo para solucionar os problemas da comunidade. Não significa concordar com tudo, mas sabemos que a administração quer acertar, por isso merece apoio”, concluiu Fabrício.
Filiação e pré-candidatura
O vereador era filiado ao PP e obteve autorização da direção estadual da sigla para migrar ao PDT sem prejuízo ao seu mandato. O argumento apresentado foi a discordância em relação à criação da federação partidária formada entre PP e União Brasil. Outro ponto citado por Fabricio é que o PP de Timbó permanece há vários anos sob direção provisória, mesmo após ter governado o município por 16 anos. “Dei uma posição ao partido, demonstrando minha discordância das posições atuais, e obtive a anuência da direção estadual”, explicou.
Fabricio cumpre seu terceiro mandato como vereador, além de um período de suplência, quando assumiu por dois anos. Atuou nas administrações dos ex-prefeitos Oscar Schneider (MDB) e Jorge Krüger (PP). Foi candidato a prefeito em 2020, ficando em segundo lugar na eleição vencida por Jorge Krüger. Também integrou o gabinete do ex-deputado estadual Laércio Schuster Junior (atual PL). É professor estadual concursado nas áreas de História e Educação Física, lotado na Escola de Educação Básica Professor Júlio Scheidemantel, localizada no bairro Quintino.
Neste ano de 2025, Fabricio enfrentou problemas de saúde, dos quais já está recuperado, tendo passado por um período de licença no Legislativo e na Educação. Retornou às atividades na Câmara no mês de novembro.



