34.7 C
Timbó
quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Maestro timboense Luiz Lenzi rege concertos do FEMUSC em homenagem aos 150 anos de Jaraguá do Sul

Data:

Em comemoração aos 150 anos de Jaraguá do Sul, o Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) presenteia a comunidade com uma programação especial de concertos gratuitos em espaços públicos da cidade. A novidade desta 21ª edição reforça uma das principais missões do festival: democratizar o acesso à música erudita e aproximá-la do cotidiano das pessoas.

Entre os destaques está a participação do maestro timboense Luiz Lenzi, que rege a Banda Sinfônica do FEMUSC em dois dos concertos comemorativos. Reconhecido por sua trajetória e sensibilidade musical, Lenzi conduz um grupo formado por cerca de 60 músicos — entre estudantes brasileiros e estrangeiros de alto nível — em apresentações que prometem emocionar públicos de todas as idades.

Como parte das celebrações, o FEMUSC realizará três concertos sempre às 19 horas, em diferentes locais do município. O primeiro acontece no dia 16 de janeiro, no bairro histórico de Rio da Luz, no espaço de eventos Belo Vale. Na ocasião, uma orquestra com mais de 70 músicos apresenta um repertório dedicado ao compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, com obras escolhidas para resgatar memórias afetivas e proporcionar uma experiência envolvente ao público.

Já nos dias 17 e 23 de janeiro, a música toma conta do Parque Via Verde e da Praça Ângelo Piazera, respectivamente, com concertos da Banda Sinfônica do FEMUSC, sob regência de Luiz Lenzi. O repertório reúne obras autênticas, compostas especialmente para a formação sinfônica de banda, com destaque para a clássica “Segunda Suíte em Fá”, de Gustav Holst.

Segundo o maestro, o programa conduz o público por diferentes atmosferas sonoras. “São obras que exploram uma grande diversidade de timbres e dinâmicas, alternando momentos de delicadeza com passagens mais intensas e vibrantes. Algumas remetem até a trilhas de cinema, criando uma experiência muito acessível e emocionante, mesmo para quem não está habituado à música erudita”, destaca Lenzi.

Com duração aproximada de uma hora, os concertos são gratuitos, abertos ao público e não exigem retirada de ingressos, reafirmando o compromisso do FEMUSC com a inclusão cultural e a formação de plateia.

O 21º FEMUSC é realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, com Patrocínio Master do Itaú, Laranjinha Itaú e WEG. Conta ainda com o patrocínio de DR Aromas & Ingredientes, Auroracoop, Grupo Elian, Zanotti Elásticos e Porto de Itapoá, apoio da Master Operações Portuárias, Mime, Menegotti, Martinelli Advogados e Unisociesc, e realização da SCAR, FEMUSC, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

A programação completa, com datas, horários, locais e orientações de acesso, está disponível no site oficial do festival: 🔗 www.femusc.com.br


Serviço

📍 16/01, às 19h | Concerto no Belo Vale
Rua Eurico Duwe, 6770 – Distrito de Rio da Luz

📍 17/01, às 19h | Parque Via Verde
Rua Bertholdo Bruns – Ilha da Figueira

📍 23/01, às 19h | Praça Ângelo Piazera
Rua Quintino Bocaiúva – Centro

🎟 Entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.