26.1 C
Timbó
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Blumenau zera registros de feminicídio em 2025 e reforça ações de proteção às mulheres

Data:

Em 2025, a cidade de Blumenau alcançou um importante marco na área da segurança pública, a cidade com a terceira maior população de Santa Catarina não registrou nenhuma ocorrência de feminicídio ao longo do ano. O município permanece há aproximadamente 15 meses sem registros desse crime, desde o último caso, em setembro de 2024.

O resultado é reflexo da atuação permanente da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), aliada às ações preventivas e de acompanhamento desenvolvidas no âmbito da Rede Catarina de Proteção à Mulher.

A Rede atua no acompanhamento sistemático de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. As ações priorizam a prevenção, a orientação e o monitoramento de situações de risco, contribuindo para a redução da reincidência e para a preservação de vidas, por meio de um atendimento pautado na proximidade, na escuta qualificada e na pronta resposta.

Atualmente, o 10º BPM acompanha mais de 1.700 medidas protetivas de urgência ativas no município, número que representa um aumento aproximado de 28% em relação ao ano anterior. Esse crescimento evidencia não apenas a ampliação do acesso das vítimas aos mecanismos legais de proteção, mas também o fortalecimento da atuação policial na fiscalização do cumprimento das determinações judiciais e no acompanhamento permanente dos casos.

As mulheres acompanhadas pelo programa contam ainda com o botão do pânico, ferramenta tecnológica que possibilita o acionamento imediato da PMSC em situações de descumprimento de medida protetiva ou de risco iminente. Somente em 2025, o dispositivo foi acionado aproximadamente 90 vezes, em Blumenau, permitindo resposta rápida das guarnições, intervenções eficazes e a prevenção de ocorrências de maior gravidade.

A PMSC destaca que os resultados alcançados reforçam a importância da prevenção qualificada, da atuação próxima à comunidade e do trabalho integrado da rede de proteção à mulher, que além da Rede Catarina, conta com o apoio do Poder Judiciário, da Procuradoria especial da mulher e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Por Elas. As ações seguem sendo constantemente aprimoradas, com foco na proteção das mulheres, na interrupção do ciclo da violência e na manutenção dos baixos índices de feminicídio no município.

Fonte: PMSC

Leia mais: Indaial: homem é presso após tentativa de furto em oficina

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.