A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Benedito Novo promoveu um treinamento voltado ao processo de acolhimento familiar do Programa Família Acolhedora, iniciativa que garante proteção a crianças e adolescentes por meio da convivência em um ambiente familiar temporário, seguro e afetivo.
O programa tem como objetivo oferecer cuidado, amor, afeto e uma convivência saudável, substituindo, de forma provisória, o acolhimento institucional. Durante o período de guarda provisória, a Família Acolhedora assume todas as responsabilidades inerentes à vida familiar, como educação, cuidados com a saúde, integração comunitária e apoio ao desenvolvimento emocional e social.
As famílias interessadas passam por processo de preparação e capacitação, além de receberem acompanhamento contínuo da equipe técnica do Serviço de Acolhimento. O acolhimento é temporário, com prazo máximo de até 18 meses, conforme estabelece a Lei nº 13.509/2017, até que a situação da criança ou adolescente seja definida, podendo ocorrer o retorno à família de origem, à família extensa ou o encaminhamento para adoção.
Além de proporcionar um ambiente mais acolhedor e personalizado, o acolhimento familiar fortalece vínculos, mantém a criança integrada à comunidade e oferece um modelo de convivência familiar saudável, contribuindo de forma positiva para seu desenvolvimento.
Mais informações podem ser obtidas junto à Assistência Social de Benedito Novo ou pelo telefone (47) 3385-1199.






